04Começou na última segunda-feira (23) e segue até o dia 26 de outubro, o 6º Encontro de Estudo e Lazer da Sub-Região Pastoral 5. Realizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), o encontro reúne padres e bispos das dioceses de Barra, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

O encontro está sendo assessorado por Dom Edson Oriolo, Bispo Auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas. Ele trouxe os ensinamentos do papa Francisco, que em uma homilia realizada no ano de 2014 explicou o padre é muitas vezes atribulado pelo peso do trabalho pastoral:

“Nos venha a tentação de descansarmos de um modo qualquer, como se o repouso não fosse uma coisa de Deus […] Tenhamo02s bem em mente que uma chave da fecundidade sacerdotal reside na forma como repousamos e como sentimos que o Senhor cuida do nosso cansaço. Como é difícil aprender a repousar! […] Sei repousar recebendo o amor, a gratidão e todo o carinho que me dá o povo fiel de Deus? Ou, depois do trabalho pastoral, procuro repousos mais refinados: não os repousos dos pobres, mas os que oferece a sociedade de consumo?”.

 

A Região Pastoral 5 é uma articulação aprovada pelos bispos do NE 3 Regional em agosto de 2011, em Juazeiro, para comunhão e evangelização do povo de Deus que peregrina nesta imensa região do Estado da Bahia. Desde 1980, os bispos, os padres, os agentes de pastoral e o povo geral das dioceses da região (até 2011, incluía a Diocese de Irecê) realizaram diversas ações comuns no chamado Sub-Regional.

Fonte: Diocese de Barreiras

LITURGIA DIÁRIA