Seminarista Marcos Bento - secretário do COMIRE NE3 - 2014
Seminarista Marcos Bento – secretário do COMIRE NE3 – 2014

Já se tornou costume, na Equipe Executiva do Conselho Missionário Regional Nordeste 3, que a função de secretário da mesma é assumida por um seminarista, de uma das dioceses que fazem parte do Regional.

Ao longo do ano que termina, a responsabilidade foi exercida pelo seminarista Marcos Bento, da diocese de Livramento de Nossa Senhora. Concluindo esse serviço, ele partilhou algumas reflexões sobre a experiência vivida, que marcou profundamente sua caminhada vocacional e sua vida. Eis o que ele escreveu:

“Gostaria de partilhar da experiência marcante de serviço ao COMIRE-NE3, resultado de reflexões a partir do processo de discernimento vocacional.

O tempo de seminário é um tempo repleto de novidades e de conquistas porque possibilita o aprofundamento sobre o chamado, recebido de Deus, para uma entrega total ao serviço pastoral na Igreja. Com efeito, as grandes vantagens desse caminho são as inúmeras contribuições recebidas, tornando-se valiosos estímulos para fortalecer a resposta ao projeto de Jesus.

O diferencial da caminhada é a maneira como se prossegue no percurso formativo, abrindo-se principalmente para receber a ajuda do outro. Nessa perspectiva, recordo com estima e muita gratidão a experiência de serviço ao Conselho Missionário Regional – NE3 porque permitiu a inserção no grande trabalho de animação missionária para conscientização e fortalecimento do compromisso evangélico. De fato, foi a oportunidade para uma “revolução copernicana” na maneira de olhar e responder ao chamado vocacional para uma doação livre e total para o serviço ao reino de Deus.

Verdadeiramente, foi um tempo precioso de identificação com o serviço de animação missionária, despertando para o conhecimento do Regional Nordeste 3 e para partilhar, no seminário, as alegrias e as iniciativas que se tornaram conhecidas mediante o contato com pessoas e realidades novas. Destaco a criação do COMISE, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, como um dos inúmeros frutos alcançados por causa da presença nos encontros do COMIRE.

Diante de tantas conquistas, o desejo de continuar comprometido com a conscientização missionária torna-se mais do que um simples gesto de não perder o que fora experimentado no COMIRE, mas a continuação da vocação missionária recebida no batismo. Além disso, o tempo de seminário não é uma preparação para a missão, mas uma etapa formativa totalmente missionária que nos interpela a sair de nós mesmos para encontrar-se com o outro e com Deus. Por isso, a nova etapa, que vou iniciando, será momento oportuno para ampliar os investimentos na formação missionária, aumentando com veemência o ardor pela missão.

Agradeço imensamente à Equipe Executiva do COMIRE pela convivência agradável, pela compreensão, pelas alegrias partilhadas e pela contribuição no meu processo formativo.

Confio à intercessão de Nossa Senhora Rainha das Missões, de São Francisco Xavier e de Santa Teresinha do Menino Jesus os projetos do COMIRE-NE3 para o próximo ano. Que as motivações e os esforços da Equipe, marcada pelo espírito de parceria, sejam cada vez mais sinais de fortalecimento do testemunho missionário para as nossas dioceses.

Acompanharei cada trabalho com minhas orações sempre constantes”.

Seminarista Marcos Bento

Diocese Livramento de Nossa Senhora

LITURGIA DIÁRIA