Conquista - COMISE - agosto 2014 (1)O Conselho Missionário do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias (COMISE) promoveu formação missionária para os seminaristas da etapa filosófica da arquidiocese de Vitória da Conquista e das dioceses de Bom Jesus da Lapa, Jequié e Livramento de Nossa Senhora. O encontro aconteceu dia 1º de agosto, em Vitória da Conquista, e foi assessorado pelo Pe. Antônio Niemiec CSsR, coordenador do COMIRE.

Durante a formação, o assessor apresentou aos candidatos ao sacerdócio o sentido da animação missionária como um serviço encarregado de despertar a consciência sobre a dimensão universal da missão. “O coração do seminarista deve ser amplo para se abrir à realidade universal da Igreja, reconhecendo que toda atividade precisa ser desempenhada com espírito missionário”, pontuou o coordenador.

 Nesse sentido, retomou algumas reflexões do papa Francisco sobre a necessidade da Igreja estar em estado permanente de missão, ou seja, sair da passividade, da estagnação, da pastoral de conservação e colocar-se numa atitude de constante saída para ir ao encontro dos outros.

“De fato, toda realidade da Igreja necessita de ser orientada à luz dos horizontes da missão e os presbíteros são missionários por natureza e vocação”, acrescentou o padre.

Com essas afirmações, Pe. Antônio ressaltou a importância da consciência missionária no processo formativo, destacando o valor do COMISE nos seminários.

O COMISE do Seminário de Vitória da Conquista, organizado há pouco tempo, propõe para os seminaristas, momentos significativos de oração, partilha e formação missionária, reconhecendo a necessidade de aproveitar o tempo e as oportunidades para um despertar missionário que favoreça a formação de uma mentalidade pautada pela missão e evangelização.Conquista - COMIDI - formação - agosto 2014 (33)

Com informações o Seminarista Marcos Bento (3º ano de filosofia)
Diocese de Livramento de Nossa Senhora-BA

LITURGIA DIÁRIA