Entre os dias 22 a 25 de março, 25 formadores de Seminários do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) se reuniram para o primeiro encontro da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) – NE3 do ano de 2015. O evento foi realizado no Seminário Santana Mestra, em Feira de Santana (BA), e foi pautado pela reflexão sobre o projeto de formação dos Seminários a partir das Diretrizes da Formação dos Presbíteros para a Igreja no Brasil. A assessoria esteve a cargo do Pe. Cícero Alves de França, reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese de São Paulo.
IMG_0833
Segundo D. Gilson Andrade, Bispo Auxiliar de Salvador e referencial para as vocações e a OSIB no Regional, os formadores refletiram sobre as bases da pedagogia cristã que deve estar presente em todo o processo educativo do futuro presbítero como condição elementar para o desenvolvimento do processo formativo nas suas diversas dimensões. “Além disso, procurou-se aprofundar acerca do sujeito da formação na atual mudança de época e dos elementos próprios do projeto formativo”, pontuou.
A programação também constou de um momento de partilha dos projetos existentes nos respectivos seminários e de um trabalho prático de composição de um projeto para formação presbiteral.

IMG_0835
De pé, D. Giovanni Crippa, bispo de Estância (SE) comenta sobre encontro.

Durante a atividade estiveram presentes D. Itamar Vian, Arcebispo de Feira de Santana, o Arcebispo coadjutor da mesma cidade, D. Zanoni Castro e o Bispo de Estância (SE), D. Giovanni Crippa.
O próximo encontro da OSIB-NE3 está previsto para os dias 26 a 28 de outubro na Ilha de Itaparica (BA).

LITURGIA DIÁRIA