lancamento publicacao - congresso (2)A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 realizou, no dia 06 de novembro, a celebração da Semana da Solidariedade durante o I Congresso sobre Intolerância Religiosa e Liberdades Laicas com o lançamento da publicação “Você tem fome de quê?”. Na oportunidade, outros livros foram lançados, como os de Silvânia Capua (UEFS) e Fábio Nogueira (UNEB).
Durante o evento, a Secretária Regional da Cáritas NE 3, Cátia Cardoso, relembrou que a motivação do concurso “Temos fome de quê?” teve origem na temática da Campanha Internacional da Cáritas, de 2014, intitulada de Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. Ressaltou que foram realizadas rodas de conversas nas comunidades sobre a questão da fome e da pobreza e o estímulo que foi dado a crianças e adolescentes para pensarem sobre as outras “fomes” que estão presentes na sociedade por meio do apoio das Cáritas Diocesanas e dos/as educadores/as e coordenações pedagógicas das escolas que participaram e acolheram a ideia do concurso.
Também esteve presente no lançamento o ilustrador, educador social e colaborador da CPP Regional Bahia, Gilmar Santos. Ele fez as ilustrações da publicação e destacou que acompanhou o processo de produção dos textos e desenhos, procurando ilustrar as ideias dos estudantes por meio de elementos da cultura popular e do cotidiano urbano e rural. Gilmar aproveitou o espaço do evento para denunciar as violações que têm sofrido os jovens negros da periferia de Salvador, como a violência e o número crescente de assassinatos. Essa preocupação dele dialoga com o tema da Semana da Solidariedade que traz à tona a denúncia de violação dos direitos da juventude, fortalecendo e pautando o debate entorno das violências e sobre a propagação da Cultura da Paz.
Outro convidado foi o pastor Djalma Torres, da Igreja Evangélica Antioquia, que elogiou a iniciativa do concurso e a reflexão que suscitou em relação à problemática das “fomes” existentes no país. Pastor Djalma é um parceiro da Cáritas e participou das gravações de apoio à Campanha Internacional.
Todos os/as participantes receberam um exemplar da publicação “Você tem fome de quê?” e, para encerrar o momento, assistiram a um vídeo com os melhores momentos das premiações do concurso literário.
Fonte: Cáritas Regional Nordeste 3

LITURGIA DIÁRIA