Com o objetivo de fortalecer a ação evangelizadora nas Arqui/Dioceses da Bahia e Sergipe, o Regional Nordeste 3 da CNBB realizou nos dias 19 a 21 de fevereiro o Encontro dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral e Coordenadores das Pastorais, Movimentos e Organismos, no CTL de Salvador. O tema que norteou as reflexões ao longo desses dias foi Sinodalidade e Liderança: caminhar juntos.

“Sinodalidade significa caminhar juntos. Caminhar juntos está no coração da Igreja. São João Crisóstomo dizia que ‘sinodalidade é um outro nome para Igreja’. Na diversidade dos dons e carismas caminhamos juntos”, explica Dom Beto.

Durante a manhã do dia 20, o bispo de juazeiro e vice-presidente do Regional NE 3, Dom Beto Breis, apresentou o tema da Sinodalidade e Missão. Para o bispo, a sinodalidade não é apenas uma estratégia para sermos mais eficazes na ação evangelizadora e pastoral, mas a sinodalidade já é parte integrante do anúncio da boa notícia do Evangelho. “Sinodalidade significa caminhar juntos. Caminhar juntos está no coração da Igreja. São João Crisostomo dizia que ‘sinodalidade é um outro nome para Igreja’. Na diversidade dos dons e carismas caminhamos juntos”, explica Dom Beto.
Ao longo do encontro, os participantes também refletiram sobre o papel da liderança na Igreja e contaram com condução do professor Luciano Ribeiro nas discussões sobre o assunto. Além disso, os dias do encontro foram oportunidade para a troca de experiências entre os participantes. “Temos uma grande expectativa para que depois desse encontro possamos sair fortalecidos e caminhando juntos, vivendo a sinodalidade. Desejamos que dessas reflexões feitas aqui possam nascer muitos frutos”, afirma Taciane Barros, representante da Pastoral Universitária.
Para o padre José Cristo, coordenador de Pastoral da Diocese de Ilhéus,  a integração entre os coordenadores diocesanos de Pastorais e os representantes das pastorais, movimentos e organismos favorece uma visão mais ampla da realidade das dioceses da Bahia e Sergipe. “As palestras e trabalhos em grupo nos ajudam a perceber melhor o que acontece nas dioceses. As dificuldades são as mesmas e para superá-las é preciso que todos saiam da zona de conforto para desenvolvermos ações conjuntas”, afirmou.

Texto e fotos: Patrícia Luz / Lumina Comunicação Integrada
 

LITURGIA DIÁRIA