Com o objetivo de refletir sobre a assessoria da Pastoral Familiar no Brasil a partir dos ensinamentos do Papa Francisco, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes – CTL de Salvador, o Encontro Nacional da Pastoral familiar. O evento que trabalhou a formação da pastoral familiar contou com a participação de 97 pessoas, representantes de 18 regionais da CNBB.

Dom Antônio Augusto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro foi um dos assessores do Encontro

Conduzido pelo assessor nacional, padre Jorge Alves Filho e pelo casal coordenador nacional, Luiz e Katia Stolff; o encontro teve a assessoria do bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto e foi um importante momento de aprendizado, reflexão, partilha, e unidade da Pastoral Familiar e suas lideranças em âmbito nacional.
Para o casal coordenador nacional, Luiz e Katia Stolff, o mais importante foi ter na reunião o fortalecimento da formação e a presença dos regionais. “Além de termos a unidade de todos os regionais da Igreja no Brasil, também estamos trabalhando a formação para fazer um trabalho fundamentado nas paróquias e dioceses, e isso nos fortalece muito”, disse.
Padre Jorge Alves também falou sobre a importância da formação da pastoral, enfatizou a necessidade de trabalhar o anúncio do evangelho da família e destacou além da formação, a sinodalidade e o entrosamento. “É um momento importante de viver a sinodalidade, ou seja, estamos trabalhando juntos pelas famílias. Unidos com os casais, padres, assessores, diáconos, religiosas/as e casais de todo o Brasil, podemos potencializar essa bandeira de defesa da vida, assim como o anúncio do evangelho da família. Então, o encontro nacional de formação teve esse objetivo principal: formação, sinodalidade e entrosamento”, completou o assessor.
Na assessoria do encontro, Dom Antônio conduziu uma reflexão sobre os fundamentos biológicos teológicos sociológicos da verdade e do significado da vida humana, mas também falou sobre história do pensamento moderno. O grupo também participou de uma formação sobre a Teologia do corpo que foi conduzida pelo casal coordenador do setor pós matrimonial da Pastoral Familiar Nacional, Ronaldo e Tatiana Meliante de Melo, que fazem formação sobre o assunto a partir dos escritos do Papa João Paulo II.

LITURGIA DIÁRIA