A reunião do Conselho dos Bispos do Regional NE 3 teve início ontem (11), e segue até o dia 13, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Salvador. Durante a manhã de hoje (12), os bispos, ecônomos, advogados e administradores das Arqui/Dioceses da Bahia e do Sergipe refletiram sobre questões jurídicas relacionadas à associação sindical das entidades religiosas.
Após a reforma trabalhista de 2017, várias mudanças foram implementadas, especialmente com relação aos sindicatos. A reflexão foi conduzida pela advogada e membro da equipe jurídica da CNBB, Vera Barbosa Costa, e a doutora em Direito das Relações Sociais e Direito do Trabalho, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Joselita Borba.

Da esquerda para direita: advogada e membro da equipe jurídica da CNBB, Vera Barbosa Costa; o presidente do Regional NE 3, Dom João dos Santos Cardoso e a doutora em Direito das Relações Sociais e Direito do Trabalho, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Joselita Borba.

Para o presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB e bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), Dom João Santos Cardoso, “a Igreja busca cumprir as leis trabalhistas e por isso a atualização de todo seu corpo administrativo é muito importante. Diante das mudanças que surgiram após a reforma trabalhista de 2017, todas as dioceses e demais instituições católicas estão se adequando juridicamente”, afirmou.
Além dessa temática, também compõe a pauta do encontro a Visita Ad Limina que será realizada no próximo ano. É uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos Apóstolos, na Diocese de Roma, a primeira de todas as Dioceses do mundo e onde está a Sé de Pedro, com quem se encontram na pessoa do Santo Padre. Visita feita com periodicidade quinquenal, ou seja, obrigatória a cada cinco anos. A visita dos bispos do Regional Nordeste 3 está agendada para maio de 2020.
Outro tema que será abordado é Carta Apostólica sob forma de Motu Próprio do Papa Francisco “Vos estis lux mundi (Vós sois a luz do mundo)”, que contém as novas medidas que todas as dioceses do mundo devem adotar para prevenir e combater os abusos sexuais cometidos por membros da Igreja contra menores de idade e pessoas vulneráveis.

Textos e fotos: Patrícia Luz / CNBB NE 3

LITURGIA DIÁRIA