Notícias Principais

Novo bispo de Teixeira de Freitas foi ordenado no último sábado (13)

Dom Jailton

Diante de uma multidão de fiéis vindos de diversos pontos do país, Dom Jailton de Oliveira Lino, 52 anos, foi ordenado bispo no dia 13 de janeiro no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS). Dom Jailton pertence à Congregação Pobres Servos da Divina Providência e atuará na cidade de Teixeira de Freitas. O novo bispo tomará posse do seu ofício no dia 9 de fevereiro, às 19h, na Catedral de São Pedro.

Dom Jailton recebeu o terceiro grau do sacramento da Ordem através da imposição das mãos de Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório e Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul. A celebração teve também a presença do bispo emérito da diocese de Caxias, Dom Paulo Moretto.

Os bispos impuseram as mãos sobre Dom Jailton: o gesto simboliza a comunicação do dom do Espírito Santo para a santificação interior do eleito. A prece central da ordenação ocorreu quando o livro dos Santos Evangelhos foi posto sobre a cabeça do novo bispo. Desta forma, é chamado a ser profeta, pregador, mestre e doutor da Palavra de Deus. Também foi ungido com o óleo do Crisma, recebendo a missão de guiar e santificar a igreja. Após, Jailton recebeu o Evangelho, um anel e um bastão, chamado de báculo de prata. Esse bastão simboliza o cuidado com o rebanho, que neste caso são os fiéis.

A cerimônia teve duração de quase três horas e foi transmitida para rádios de todo país. O encerramento da celebração foi tão simbólico quanto o resto da manhã: Dom Jailton, emocionado e conduzido por Dom Itamar e Dom Jaime, passou pelo Santuário abençoando os fiéis. Certamente, a Serra Gaúcha não esquecerá tão cedo deste momento tão importante.

Biografia

Jailton de Oliveira Lino nasceu em 28 de janeiro de 1965 em Feira de Santana, na Bahia. Ingressou na Congregação Pobres Servos da Divina Providência em 1980 em Porto Alegre. Fez sua primeira profissão religiosa em 1º de janeiro no Santuário Apostólico de Farroupilha.

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988 em Feira de Santana, na Bahia. Formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e em Psicologia pela Unisinos. Ele tem também pós-graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento de Jovens e Adolescentes e MBA em Gestão Hospitalar.

Exerceu, em boa parte da sua vida, atividades no setor de Formação da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, sendo formador nas diversas etapas,Aspirantado e Postulado. Foi Mestre dos Noviços de 2006 a 2008 e no setor de Gestão, acompanhando diretamente as atividades da Delegação. Exerceu o cargo de vice provincial de 2003 a 2008 e foi Delegado Provincial de 2008 a 2014. Atualmente, exercia o cargo de Ecônomo e Conselheiro da Delegação Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: dioceseteixeiradefreitas.com.br

Tags

Posts relacionados

Close