CNBB NE 3Diocese de CaetitéNotícias Principais

Mineradoras e suas conseqüências são debatidas em encontro em Caetité

Nos dias 19 a 21 de setembro reuniu-se, em Assembleia, a Sub-Região Pastoral IV no Regional Nordeste III da CNBB em Caetité.

encontrocaetite

A atividade teve início na sexta-feira (19) com exposição feita pelo padre Osvaldino Barbosa sobre a problemática das Mineradoras na Região. O padre abordou as consequências de uma exploração feita sem compromisso social por parte das empresas que não tem interesse  em ajudar a população, visando apenas os seus próprios interesses. Sinalizou também o descaso feito pelo poder público em relação à população que, desinformada, sofre com as consequências geradas pela exploração do Urânio.

No sábado (20) foi refletido, pelo professor Geraldo Aguiar, o Doc. 107 da CNBB. Temática voltada para os leigos e leigas. Num clima de interesse por parte de todos fomos descortinando o documento em suas diferentes partes.

“Todo cristão é chamado a ser um autêntico sujeito eclesial (cf. DA, n. 497). O cristão é sujeito na medida em que, consciente de sua condição, exerce com discernimento e autonomia sua missão na Igreja e no mundo. A ação não pode ter um significado meramente técnico que visa a resultados, sobretudo quantitativos e controlados”, disse Geraldo.

“A bonita ação como força transformadora de todos os cristãos leigos, se dá primeiramente pelo significado testemunhal como presença que anuncia Jesus Cristo por meio das ações cotidianas de cada cristão ali onde se encontra”, reforçou.

O domingo foi o momento oportuno de avaliar a caminhada, lançando olhares prospectivos e esperançosos para o ano vindouro, a partir das próximas Diretrizes que virão da CNBB.

Estiveram presentes D. Luiz Pepeu (Vitória da Conquista), Dom José Rui (Jequié) e Dom Ricardo (Caetité). Além de muitos padres, religiosos, e leigos representando as Pastorais, Movimentos e Organismos que temos em comum na Sub Região Pastoral.

Tags

Posts relacionados

Close