Continuam os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a Família em Roma. Foram encerradas as discussões da segunda parte: O discernimento da vocação familiar em três capítulos: família e pedagogia divina, família e a vida da Igreja, família e caminho em direção à plenitude. Justa a palavra “discernimento”. Existe um plano de Deus, um desígnio sobre a vocação família. É a parte da revelação.
Os treze grupos linguísticos entregaram os seus relatórios, contendo as emendas. Quarta-Feira, 14 de outubro, pela manhã, os resultados das discussões dos Grupos Linguísticos foram apresentados ao grande plenário dos bispos para aprovação.
Algumas ideais apresentadas pelos grupos circularam na imprensa:
«Não se trata de refazer toda a teologia do matrimônio e da família – dizem os participantes do Grupo de Língua Francesa A – mas é necessário que o Sínodo exprima os aspectos salientes e mais urgentes da Boa Nova sobre a família que não é reservada somente aos católicos”.
“Se a misericórdia é chave para reler tantos aspectos da vida matrimonial e familiar, se faz necessária uma nova definição de família como aconteceu na Gaudium et Spes e Familiaris Consortio” (Grupo Espanhol A).
“Emerge a necessidade de um documento do magistério que possa reordenar a complexa e diversificada doutrina sobre o matrimônio e família e ao mesmo tempo verificar os desdobramentos pastorais respectivos” (Grupo Italiano B).
Aprovadas as inclusões dos grupos no Documento de Trabalho, se passa a análise da terceira parte do Instrumento de Trabalho.
Na tarde, de quarta-feira começou a discussão a respeito da terceira parte, cujo título é “A missão da família hoje”. São quatro capítulos. Os capítulos que tratam das questões mais atuais e complexas da relação da Igreja com a família. Citamos alguns temas de alguns capítulos desta parte pastoral: I) Família e Evangelização; II) Família e Formação; III) Família e acompanhamento pastoral: cuidado pastoral dos casados somente no civil ou nas convivências; caminho para sacramento; cuidar das famílias feridas – separados, divorciados não casados, divorciados casados novamente, famílias monoparentais -; perdão na família; separados e divorciados fiéis ao vínculo; Deus não abandona; simplificação dos procedimentos de nulidade matrimonial e incremento dos tribunais; integração dos divorciados recasados civilmente na comunidade cristã; caminho penitencial; participação espiritual na comunhão eclesial; matrimonio misto e disparidade de culto; atenção pastoral para as pessoas com tendência homossexuais; IV) Família, geração e educação: transmissão da vida e o desafio da denatalidade; responsabilidade da geração da vida; adoção; a vida mistério insondável; desafio da educação e papel da família na evangelização.
O método do trabalho é o seguinte. O Relator apresenta o texto; seguem plenários com intervenções dos padres sinodais; serão escutadas as famílias que participam do sínodo; sessões de intervenções livres até sexta-feira.
Sábado, 17 de outubro, pela manhã, Comemoração pelos 50 anos do Sínodo dos Bispos. De tarde, se iniciam as reflexões em grupos linguísticos. Prosseguem os chamados “Círculos Memores” até Terça-Feira, 20 de outubro. Quarta-Feira, 21 de outubro, são suspensos os trabalhos e se reúne a Comissão de redação do Relatório Final; Quinta-Feira, 22, apresentação do Projeto da Relatório Final na parte da manhã; de tarde, intervenção dos participantes oral e por escrito; Sexta-Feira, os trabalhos são suspensos para comissão de redação continuar o seu trabalho. Sábado, 24 de outubro, leitura e votação do Relatório Final. Domingo, 25 de outubro, missa de encerramento.
Dom Josafá M. da Silva – Bispo da Diocese de Barreiras e Referencial para as Comunicações do Regional Nordeste 3

LITURGIA DIÁRIA