No dia 24 de janeiro, o bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, celebrará 43 anos de sua Ordenação Presbiteral. Conheça um pouco mais sobre ele.
Dom Mauro Montagnoli é o nono bispo da diocese de Ilhéus. Natural de Ouro Fino, MG, Dom Mauro nasceu aos 4 de julho de 1945, filho de José Montagnoli e Vicentina Peres Montagnoli, ambos já falecidos. Seu avô paterno, Antonio Montagnoli, era oriundo da Itália. Dom Mauro entrou no seminário dos Estigmatinos em 1956, em Rio Claro, SP.
 
Em Rio Claro iniciou o ginásio, terminando os estudos secundários em Ribeirão Preto, SP. Fez o noviciado no ano de 1964, em Campinas, SP, e aí cursou filosofia e teologia. Emitiu os votos perpétuos na Congregação dos Sagrados Estigmas em 1964. Foi ordenado sacerdote no dia 24 de janeiro de 1971. Obteve a licenciatura plena em história pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 1971/72 recebeu certificado de qualificação pedagógica e de espiritualidade no Pontifício Ateneo Salesiano de Roma. De 1971 a 1988 foi formador nos seminários dos Estigmatinos em Morrinhos, Goiânia e Campinas. De 1988 a 1994 foi superior provincial da Província Santa Cruz, com sede em Campinas, sendo eleito para o cargo duas vezes. Em 1994 foi eleito conselheiro geral da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (css). Ocupou o cargo até 20 de dezembro de 1995, quando foi nomeado bispo de ilhéus. No dia 24 de fevereiro de 1996 foi ordenado bispo na sua cidade natal e tomou posse dia 10 de março do mesmo ano.
A cerimônia de posse realizou–se com grande solenidade na Catedral de São Sebastião. Estiveram presentes delegações de todas as paróquias da diocese, de outras cidades e autoridades civis e militares. Em 1999 foi eleito membro da comissão de pastoral da CNBB (cep) e assumiu a responsabilidade do setor leigos no conselho episcopal latino americano (celam), por um período de quatro anos.

LITURGIA DIÁRIA