Na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, o Papa Bento XVI, através da Nunciatura Apostólica no Brasil, nomeou Dom Gregório Paixão, OSB, bispo da Diocese de Petrópolis (RJ). O comunicado oficial foi feito pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Ramos Krieger, scj, através da Rádio Excelsior da Bahia.
No programa conduzido por padre Aderbal Galvão, diretor da Rádio Excelsior, Dom Murilo lembrou o quanto Dom Gregório, durante os seis anos em que atuou como bispo em Salvador, foi fiel ao próprio lema episcopal “Preparar os caminhos do Senhor”. Ao ser questionado sobre a sua ida para Petrópolis, o bispo eleito falou sobre o sentimento de alegria que experimenta. “O meu coração está profundamente feliz, cheio de temor e tremor como diria o profeta. Por outro lado, tenho a certeza de que é Deus que me chama e por isso estou tranquilo. Esses anos de episcopado em Salvador foram de aprendizagem com Dom Geraldo e com Dom Murilo”, afirmou.

Na oportunidade, Dom Gregório deixou uma mensagem aos baianos e recordou o carinho que sempre recebeu dos bispos, do clero e especialmente do povo. “Peço aos baianos que permaneçam sempre unidos a Deus que é fiel a cada um de nós. Sejam fiéis a Igreja e aos seus pastores. Trabalhem para tornar a nossa sociedade mais justa e fraterna. Que a alegria que vocês carregam no coração possa se espalhar por toda a cidade”.
A posse do bispo eleito para a Diocese de Petrópolis será realizada no dia 16 de dezembro, às 15h. No dia 10 de dezembro os fiéis da Arquidiocese de Salvador participam da missa de envio de Dom Gregório, no Santuário de Fátima (Garcia), às 19h. No encerramento do programa, Dom Murilo convocou os fiéis a rezarem pelo bispo. “Peço a todos aqueles que foram tocados pelo trabalho de Dom Gregório uma oração especial por ele. A melhor maneira que temos para retribuir todo bem que ele nos fez é pedindo a Deus que o ajude nessa nova missão”.
 
Currículo de Dom Gregório
Dom Gregório Paixão nasceu em Aracaju (Sergipe) em 03 de novembro de 1964. É filho de José Gregório e Josefa Bernadete Paixão Gregório e possui quatro irmãos, sendo um deles monge beneditino. Cursou o ensino fundamental e médio no Colégio Salesiano de Aracaju. Ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia em 1983, professando solenemente em 1989.
No Mosteiro de São Bento da Bahia exerceu quase todos os ofícios monásticos, como o de Bibliotecário; Mestre de Coro; Organista; Mestre de Noviços; Ecônomo; Arquivista; Prior, dentre outros. Durante o período de formação cursou Piano e Órgão de Tubos no Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador. Estudou artes plásticas no atelier do renomado pintor Waldo Robatto. Em 1987, foi enviado para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro a fim de cursar Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma, recebendo nota máxima pela tese “O Panteão Nagô, Aspectos Hagiográficos do Candomblé da Bahia, Elementos Míticos e Históricos”. Em 18 de julho de 1992 foi ordenado diácono por Dom Ricardo Weberberger, OSB e, em 21 de março de 1993, foi ordenado presbítero por Dom Lucas Cardeal Moreira Neves.
Possui doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã (Holanda), da qual é professor convidado desde 1998. Foi Diretor do Colégio São Bento da Bahia; da Faculdade São Bento, assim como da Revista Análise e Síntese. Lecionou Língua Grega, Antropologia Cultural e Homilética.
Possui 14 livros publicados, além de diversos artigos escritos para revistas nacionais e estrangeiras. Em 29 de julho de 2006 foi eleito bispo de Fico, na Mauritânia, trabalhando como bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo também Secretário Geral do Regional Nordeste 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia. Atualmente Dom Gregório é bispo referencial para a Cultura, da CNBB. No dia 10 de outubro de 2012 o Santo Padre, o Papa Bento XVI, o elegeu bispo da Diocese de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

LITURGIA DIÁRIA