MJF3972Em solene celebração na Catedral de São José, Dom Carlos Alberto tomou posse como 5º bispo na Diocese de Itabuna na última sexta-feira, 7. A cerimônia começou uma carreata pela cidade, Dom Carlos foi apresentado para o povo de Itabuna.

Chegando à Catedral, ocorreu um momento cívico no qual Dom Carlos foi recebido pelo bispo emérito Dom Ceslau e outras autoridades locais, e recebeu, simbolicamente, das mãos do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, as chaves da cidade.

Anta da Santa Missa, o novo bispo aspergiu água benta sobre os fiéis e realizou um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Logo no início da celebração, foram lidas as Sagradas Letras, bula na qual é feita a nomeação do bispo da nova Diocese e desligamento da Diocese anterior.

Em um momento marcante, Dom Ceslau (bispo emérito de Itabuna) passou o báculo para Dom Carlos: o báculo é o símbolo do pastoreio do bispo na Diocese. Logo após, Dom Carlos assentou-se à Cátedra, símbolo do magistério, lugar de quem ensina, correspondente ao bispo na sua Igreja.

Participaram da Santa Missa aproximadamente vinte bispos vindos de muitas cidades baianas e até de outros estados, incluindo o primaz do Brasil, Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador, Dom Murilo Krieger, além de quase 30 prefeitos de cidades circunvizinhas.

Por PASCOM Diocesana (Teixeira de Freitas / Caravelas)
Agradecimento: PASCOM Diocesana (Itabuna)

LITURGIA DIÁRIA