juazeiro 2O Conselho Missionário da Diocese (COMIDI) de Juazeiro promoveu, entre os dias 19 e 21 de agosto, mais um Encontro de formação missionária, realizado em Carnaíba do Sertão. O evento assessorado pelo coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Pe. Antônio Niemiec CSsR, reuniu representantes de oito paróquias da diocese, entre padres, irmãs religiosas e leigos. O bispo coadjutor, Dom Carlos Alberto Breis Pereira OFM, também se fez presente e dirigiu palavras de incentivo e ânimo aos animadores missionários.
Na parte formativa do encontro, os participantes se debruçaram sobre Estudos da CNBB 108, Missão e cooperação missionária. Refletiram, também, sobre a importância das Pontifícias Obras Missionárias (POM), dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs) e do ministério da visitação.
Motivados pela coordenação do COMIDI, fizeram a avaliação da animação e ação missionária desenvolvida nas paróquias, tomaram decisões referentes ao mês missionário deste ano e apresentaram propostas para 2017. Para animar o mês missionário, foi criada uma comissão responsável pela distribuição do material missionário e juazeiro 2agilização da coleta missionária nas paróquias; foi acordado um dia de estudo do material missionário das POM com os agentes de pastoral das paróquias da cidade de Juazeiro; foi lançado o desafio para que todas as pastorais, grupos e movimentos realizem encontros de caráter missionário.
Além disso, foram feitas algumas propostas: levar a campanha missionária para as escolas; dinamizar a campanha com a Infância e Adolescência Missionária (IAM); assumir algum gesto concreto em favor do meio ambiente; divulgar a campanha missionária nas rádios comunitárias, nas escolas, etc.
Para propagar ainJuazeiro 1da mais o espírito missionário na diocese, os participantes apresentaram diversas sugestões para 2017 que serão levadas ao conhecimento ao senhor bispo e propostas para a Assembleia Diocesana de Pastoral.
Entre as mais importantes estão: criação dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs) e implantação da Infância e Adolescência Missionária (IAM) em todas as paroquias; reunião mensal do COMIDI; formação missionária para os agentes de pastoral da diocese (Assembleia diocesana de formação); envolvimento de todas as expressões juvenis na missão; criação de novas comunidades nos conjuntos habitacionais e nas áreas de expansão; incentivo à pastoral de visitação missionária; convite a leigos ainda não engajados a se comprometerem com as responsabilidades nas novas comunidades; assumir por parte da paroquia, das comunidades, das pastorais ou movimentos alguma das necessidades sociais descobjuazeiro 4]ertas no entorno.
Os participantes do encontro se comprometeram a animar missionariamente suas comunidades, grupos e movimentos e ajudar na implantação ou fortalecimento de estruturas missionárias na diocese. O encontro foi encerrado com a celebração da Eucaristia e o envio missionário dos participantes.
Fonte: COMIRE NE3

LITURGIA DIÁRIA