“Comunicação – serviço de uma autêntica cultura do encontro” foi o tema do Encontro Regional de Coordenadores de Pastoral do Nordeste 3, ocorrido entre os dias 26 e 28 de maio, em Salvador. O encontro reuniu cerca de 15 representantes das dioceses que compõem o Regional, e foi assessorado pela equipe da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador.
Com a participação de representantes de 15 dioceses do Regional Nordeste 3, a programação do evento incluiu celebrações, palestras e discussões sobre a presença do sacerdote na mídia, a comunicação na vida da Igreja, oficinas técnicas sobre Internet e Igreja. O encerramento do encontro aconteceu com uma visita à sede da Pascom e Rádio Excelsior, além da realização de um mini media training, voltado para a temática de como ser presença de qualidade nos meios de comunicação.
Para Pe. Acássio Alves, coordenador de Pastoral da Diocese de Itabuna, o tema comunicação é essencial para a vida da Igreja. “Do ponto de vista teológico e pastoral, a comunicação é imprescindível na Igreja, haja visto que a revelação de Deus também é uma forma de comunicação”, pontua o coordenador.
“Quando falamos em comunicar a fé existem os desafios que precisam ser encarados pela igreja, como as novas tecnologias, que devem também passar por um processo de humanização. Nós temos ai um desafio: humanizar os processos de comunicação, porque a Igreja é essencialmente comunicadora”, conclui Pe. Acássio.
foto 2 (1)

LITURGIA DIÁRIA