III-ENCONTRO-DA-PASCOM-NE3

Entre os dias 15 e 17 de maio, agentes de Pascom do Regional Nordeste 3 da CNBB, que compreende dioceses da Bahia e Sergipe, participaram do 3º Encontro de para Coordenadores Diocesano da Pastoral da Comunicação. A atividade aconteceu no Instituto Frei Ludovico, em Salvador, e contou com  a participação de 10 dioceses do regional.
A coordenadora da Pascom no regional , Patricia Luz, apresentou o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e aspectos da espiritualidade e missão dos agentes da PASCOM que deve seguir o modelo trinitário (pai, filho e espirito Santo), assim como Jesus, os agentes são chamados a  acolher, saber ouvir, valorizar o outro, ter simplicidade, credibilidade, saber planejar e trabalhar em equipe. Em um segundo momento ela explicou sobre a necessidade de fazer um Planejamento de Comunicação para melhor desenvolver um trabalho pastoral.
O assessor de Comunicação da Arquidiocese de Feira de Santana, Frei Mário Sérgio expôs aos presentes o processo de comunicação na Igreja que inicialmente não acolheu as novidades de seu tempo, mas que a partir do Concilio Vaticano foi aberto um horizonte para esse aspecto, que com o documento Inter Mirifica , em 1971, trouxe a primeira instrução positiva sobre os meios de comunicação, como um “Dom de Deus”. O Frei também explanou sobre a Mensagem do papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações “Comunicar a Família, ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.
A programação do domingo (17/05), dia mundial das Comunicações Sociais, iniciou com a Santa Missa presidida pelo Pe Erivaldo Gomes, da diocese de Rui Barbosa.
Após a missa, o Pe Frankilin Silveira, Assistente Eclesiástico da Arquidiocese de Salvador, falou sobre a Espiritualidade e Mídias Digitais. Recordando como na contemporaneidade o acesso está facilitado e que não pode-se controlar a produção de conteúdo, pois no meio digital todos  possuem liberdade para expor suas opiniões e conceitos.  A Igreja deve estar inserida onde as pessoas estão, por isso a importância de fazer presença nos meios de comunicação ( internet, rádio, tv), mas essa não deverá ser uma desculpa para isentar de uma vivência comunitária e presencial.
A Diocese de Alagoinhas, abriu vagas para participação de membros do Regional para vivenciar um retiro de espiritualidade para Comunicadores, que será realizado entre 03 e 05 de julho, na Comunidade Taizé.
Via Diocese de Camaçari

LITURGIA DIÁRIA