A quaresma é um tempo especial de preparação para a vivência dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Neste período, os cristãos são convidados a prática mais intensa da oração, do jejum e da caridade. No Brasil, há mais de 50 anos a Campanha da Fraternidade é uma proposta para a vivência deste caminho quaresmal, especialmente à luz da Palavra e da reflexão sobre temas importantes para a vida em comunidade.

Dom Estevam dos Santos Silva Filho

No próximo domingo, 28 de março, celebraremos o Domingo de Ramos iniciando a Semana Santa. Cada um é convidado a ofertar a sua colaboração na Coleta da Solidariedade. “Nesse domingo de Ramos, teremos oportunidade em concluir o nosso tempo quaresmal com uma importante partilha. Trata-se da Coleta da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, coleta que a cada ano tem ajudado centenas de projetos voltados aos mais pobres e sofredores do nosso País. Além dos 40% que as Dioceses enviam para o fundo nacional de solidariedade, 60% fica na própria Diocese, formando o fundo Diocesano de Solidariedade”, explica o bispo de Ruy Barbosa (BA) e referencial para as Campanhas no Regional NE da CNBB, Dom Estevam dos Santos.
O Fundo Nacional de Solidariedade tem como objetivo tornar a coleta do Domingo de Ramos ou Coleta da Solidariedade, eficaz instrumento de solidariedade. Em 1998, na 36° Assembleia Geral, a CNBB criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta), o FNS, fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o compromisso social, como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) (60% da coleta) permanecem na diocese de origem, os recursos são destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social.
Centenas de projetos sociais, espalhados de norte a sul do Brasil, já foram beneficiados pelo FNS e pelos FDS’s. Na Diocese de Caetité (BA), entre os anos de 2017 a 2019, os projetos aprovados pelo FDS contemplaram: preservação ambiental, implantação de viveiros de mudas de espécies nativas, recuperação de nascentes; formação sobre política pública para a juventude; fortalecimento do protagonismo das mulheres; fomento a economia popular solidária, entre outros. Nesses três anos, graças a partilha realizada pelos fiéis, foram investidos R$ 106.346,60 em 29 projetos sociais pertencentes aos munícipios que compõem a Diocese.

Para o padre Osvaldino Barbosa, presidente da Cáritas Diocesana de Caetité, participar da Coleta de Solidariedade é “levar ao altar, como fruto saboroso, o resultado da penitência e do jejum praticados durante a quaresma”, afirma. “Seja um cristão comprometido com uma Igreja que escuta os clamores do povo colaborando com o Fundo Nacional de Solidariedade”, convida o padre Osvaldino.
A Associação de Karatê-Dô Águias da Bahia de Condeúba foi contemplada em 2018 com recursos do FDS da Diocese de Caetité que é gerenciado pela Cáritas diocesana. Com a verba foi possível adquirir tatames para os treinos e garantir a participação dos jovens participantes num curso de capacitação. “O tatame é de suma importância para os karatecas. Os treinos são mais seguros, com maior aproveitamento. Muito obrigada a Cáritas por ter contemplado o nosso projeto”, afirma Iara Pereira, mãe de dois karatecas e membro da Associação.

Em Guanambi (BA), um projeto destinado a preparação dos jovens para ingressar a universidade também recebeu o apoio do FDS da Diocese de Caetité. “O apoio da Cáritas ao Cursinho Popular do Alto Sertão da Bahia foi fundamental para a manutenção de um projeto de educação popular junto aos jovens do Alto Caiçara em Guanambi. Garantindo assim, a possibilidade de democratização do Ensino Superior e a possibilitando a esses jovens o sonho de entrar na Universidade e transformá-la,” conta a professora Mileia Almeida.
 

LITURGIA DIÁRIA