102_6802“Se faltar o Espírito, faltar a vida e o ânimo, nada do que realizamos tem sentido”, afirmou o vice presidente nacional da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a Celebração de Abertura da 53ª Assembleia Regional de Pastoral do Nordeste 3. O encontro, que acontece no Centro de Treinamento para Líderes (CTL), em Salvador, reúne arce/bispos, coordenadores diocesanos de Pastoral e coordenadores regionais das pastorais e organismos dos estados da Bahia e Sergipe.
Em sua homília, o bispo convidou os participantes a mergulharem no real objetivo da Assembleia. “Um encontro como este deve servir para nos questionarmos, e mais que publicarmos documentos e planos, dar o verdadeiro sentido de tudo com alegria”, ponderou Dom Murilo.
Sob o tema “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Plano Pastoral”, a Assembleia será encerrada na próxima quinta-feira (19), e contará com a assessoria do membro da Comissão Teológica Internacional e Assessor da Comissão de Doutrina da CNBB, Monsenhor Antônio Catelan.
Após a Celebração, os participantes iniciaram as apresentações da pauta e dos presentes, seguido pela motivação e discussão sobre os objetivos da Assembleia. Em sua fala, o secretário do Regional Nordeste 3 e bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade, afirmou que “a Assembleia Pastoral é um lugar onde acontece uma desembocar de tantas realidades pastorais que ao longo de um período foi-se vivendo. É um lugar de recolher a experiência pastoral. Por isso, ela depende de um caminho percorrido juntos”.
Ainda de acordo com Dom Gilson, a escolha para o tema da Assembleia é reflexo de uma necessidade do Regional. “Vimos a necessidade de unir os dois temas — Diretrizes e Plano Pastoral — uma vez que o Plano Pastoral é o ‘lugar de aterrissagem’ das Diretrizes nas realidades mais diversas de cada Diocese”, afirmou o bispo.

LITURGIA DIÁRIA