Teve inicio no dia 11 de janeiro e foi até este dia 20 os Festejos em Louvor ao Padroeiro da Catedral Diocesana e dos Estivadores, O Glorioso e Mártir São Sebastião. Em comunhão com a Diocese, a equipe organizadora juntamente com o Padre Edinilson Vivas, nos levou a meditar a luz do Tema: O Mistério da Igreja, Luz, Alegria e Esperança dos Povos no Concílio Vaticano II.

Festejos em Louvor a Su00E3o Sebastu00E3o - Catedral Diocesana  de Ilhu00E9us 9
Foto: Paulo Costa

O Novenário
Foi realizado nos dias de 11 à 19 de janeiro, sempre às 19h00 na Catedral Diocesana São Sebastião em Ilhéus. Durante este período contou com a presença de um grande números de Fiéis das Paróquias e Comunidades dos Zonais Centro Norte e Sul e também de turistas que durante este período visitam a nossa cidade. Também durante as Celebrações os Ministros da Eucaristia, da Palavra, Grupos de Canto e o Coral da Catedral e da Paróquia São Jorge, Pastorais e Movimentos da Paróquia e Comunidades Convidadas se fizeram presentes.
Começamos no dia 11 quando tivemos a presença do Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli que destacou a Importância do Concílio Vaticano II para as transformações que temos na Igreja hoje. Durante toda a semana com a participação do clero diocesano fomos orientados sobre nove subtemas que foram escolhidos pela equipe diocesana e acolhidos pela equipe que organizou esta festa.
Devemos também destacar a presença de grupos sociais e de segurança do nosso município. As emissoras de rádio, televisão, blogs, jornal e sites do município e região que divulgaram, para que tivéssemos a participação de tantos fiéis que vieram participar dos Festejos em Louvor ao Padroeiro da Catedral e dos Estivadores neste ano de 2015. Não podemos esquecer a presença dos coroinhas que auxiliaram não só o Padre Edinilson Vivas, mais também os nossos mensageiros de cada noite.
 
A Celebração Festiva
Por volta das 08h30 da manhã o grande número de fiéis que participariam desta celebração já começava a chegar para participar do grande momento das Festividades em Louvor ao Padroeiro da Catedral e dos Estivadores. A Celebração foi Presidida pelo Pároco da Paróquia São Jorge o Padre Edinilson Vivas e Concelebrada pelos Padres: Lourival de Araújo, Jarmil Junior, Joselito Pereira, João Oiticica, Marcos Lemos, Marcos Batista, Irismar Moraes, Paulo Brandão, Jerfson Santos, Amarildo Oliveira, Diácono Permanente Paulo Cardozo e o Frei Giovane.
Antes do inicio da celebração um grupo de estivadores, acompanhados pela Banda da Polícia Militar de Ilhéus chegaram carregando o tradicional Andor de São Sebastião que sai do Sindicato e vem para a Catedral. Por volta das 09h00 já com a presença dos Padres Concelebrantes, Diácono Permanente, Ministros da Palavra e da Eucaristia, Coroinhas, Religiosos/as, Fieis visitantes e da nossa Diocese, foi iniciada o momento mais aguardado, provavelmente por não termos a Celebração das Intenções tivemos mesmo no dia que não foi feriado esta grande participação.
Homilia
O Padre Lourival, voltou a destacar a importância do Concílio Vaticano II, em que comemoramos os seus 50 anos de existência em 2015, para os nosso dias, a liberdade que temos para fazer a nossa Evangelização. Assim disse ele: “Há cinquenta anos, a Igreja realizava o Concílio Vaticano II, para buscar, pela luz do Espírito Santo, o caminho para assumir sua missão com a coragem de se renovar, diante dos desafios do mundo, não esquecendo a sua identidade ou a sua missão, mas aproximando-se da humanidade, cujas transformações vem afastando o coração humano de Deus”. E sobre a Festa de São Sebastião: “A forma de agir de Sebastião foi, para aqueles que sofriam a perseguição, para aqueles que não conheciam a Cristo e viviam como pagãos, luz, esperança e alegria, pois o seu agir visibilizava a presença e a ação Salvífica de Deus no meio da humanidade.”
Ao final da Celebração o Padre Edinilson agradeceu a presença de todos que ali se encontravam e que de forma direta ou indireta contribuíram para o brilhantismo desta festa que foi a sua ultima, pois o mesmo está sendo transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Coaraci. Na apresentação dos Padres destacou dois: O Padre Jerfson Santos que será o Vigário Paroquial, tendo como Pároco o Padre Aldemiro Sena e o Padre Marcos Batista reitor do Seminário que lhe ajudou sempre que necessário. Depois convidou os padres Concelebrantes para dar a Benção Final e lembrou a todos que as 17h00 teríamos a Caminhada de Fé pelas principais ruas da Cidade, a animação foi do Coral da Catedral Diocesana.
 
A Caminhada de Fé
Às 17h00 já com as presenças da Banda da Polícia Militar, do Grupo Celebrai e do mini trio que iriam animar a nossa Caminhada, o Padre Edinilson Vivas chamou a todos para participarmos da Caminhada, os representantes do Sindicato dos Estivadores se colocaram apostos, para levarem o andor que estava muito bem ornamentado pela equipe.
Saímos da Catedral em direção a Avenida Dois de Julho onde a imagem de São Sebastião foi muito bem recepcionada e venerada por moradores e comerciantes locais; em seguida fomos em direção a Praça Cairú, passando pela Rua da Linha, Avenida Soares Lopes e assim depois de quase duas horas de caminhada mostrando ao povo de Ilhéus um pouco da nossa Fé, retornamos a Catedral Diocesana, durante a Caminhada fomos muito bem assessorados pela nossa Companhia de Transito que nos orientou e pudéssemos seguir sem nenhum tipo de incidente. E assim chegamos a Catedral onde o Padre Edinilson fez a sua ultima Celebração de Encerramento na Festa do Glorioso São Sebastião. “O MARTÍRIO É UMA GRAÇA E A MAIS PERFEITA IDENTIFICAÇÃO COM O CRISTO.”

LITURGIA DIÁRIA