Lisboa, 25 set 2012 (Ecclesia) – O presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) manifestou-se hoje preocupado com o “desespero” das populações do continente frente à crise econômica e social que afeta os seus países.
“Os cidadãos europeus dos nossos países podem facilmente sucumbir à maior epidemia do nosso tempo; o desespero. A falta de esperança é o maior mal”, refere o cardeal Peter Erdo, arcebispo de Budapeste (Hungria), num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O CCEE vai reunir-se em assembleia plenária entre quinta-feira e domingo na cidade suíça de Sankt Gallen, encontro que vai contar com a presença de D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A iniciativa vai ter como tema ‘Os desafios do nosso tempo: aspetos sociais e espirituais’.
O cardeal Erdo sustenta que está em curso uma “revolução antropológica” que desorienta as pessoas e apela a um esforço de “nova evangelização”, por parte da Igreja Católica, para que Cristo “seja compreendido e recebido por todos”.
O cardeal-patriarca de Lisboa vai ser um dos conferencistas no encontro, abordando os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965).
O programa oficial do evento adianta que D. José Policarpo e o bispo de Utrecht (Holanda), cardeal Willen Jacobus Eijik, vão encontrar-se com os jornalistas para falar sobre o Concílio e o Ano da Fé proclamado por Bento XVI, que se inicia em outubro.
A iniciativa vai contar com a presença do prefeito da Congregação dos Bispos, o cardeal Marc Ouellet, da Santa Sé.
O CCEE inclui 33 organismos episcopais, sob a presidência do cardeal Péter Erdo, arcebispo de Budapeste e primaz da Hungria; o secretário-geral é o padre português Duarte da Cunha.

LITURGIA DIÁRIA