image
Em continuidade à programação da 53ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 3 da CNBB, na manhã desta terça-feira (17), o membro da Comissão Teológica Internacional e Subsecretário de Pastoral da CNBB, Monsenhor Antônio Catelan, conduziu uma discussão com os participantes sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.
Norteado pelo documento Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015 – 2019 (DGAE), da CNBB, o assessor apresentou em sua primeira explanação, uma visão geral das Diretrizes , esclarecendo inicialmente sobre a elaboração do documento e as alterações em relação às anteriores.
“Na Assembleia Geral de 2014, foi tomada a decisão de não se elaborar novas diretrizes, mas atualizar as que estavam em vigor (2011-2015) à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, sobre o anúncio do Evangelho no mundo de hoje e dos Discursos do Papa Francisco durante a JMJ – Rio”, ponderou Catelan.
Ainda em sua abordagem, Mons. Catelan atentou para o objetivo geral do documento, as novidades atuais aparentes e de conteúdo, além das principais fontes utilizadas para sua elaboração.
Análise de conjuntura
Anteriormente à palestra que discutiu sobre as DGAE, o Professor Rodorval, de Aracaju (SE), conduziu os participantes a um debate e análise da atual conjuntura social do Brasil. O educador ressaltou em sua fala a presente crise que o país vive.
“A atual conjuntura se resume em uma crise generalizada. São duas décadas que nós temos uma crise em todas as esferas de ação que podemos imaginar, tanto da econômica e política, quanto de projetos e atores. Em outras palavras, estamos sem alternativa alguma”, considerou o professor.
Rodorval comentou ainda sobre as possibilidades de superação, e provocou uma reflexão sobre a existência de projetos para que o país ultrapasse esse momento. “Um projeto é um conjunto de ideias que agregam um conjunto de forças, porém, se você tem um conjunto de forças, mas não tem um projeto, não há como caminhar”, considerou.

LITURGIA DIÁRIA