cnlbO Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realizará entre os dias 26 a 29 de maio deste, em Aracaju, sua XXXV Assembleia Geral Ordinária com o tema: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da Terra e Luz do Mundo. Será uma Assembleia com processo eletivo tendo sido apresentada apenas uma chapa para compor a presidência para o triênio 2016-2019. 

A programação conta com momentos de reflexão, de mística, de avaliação dos trabalhos, de deliberações, propostas e encaminhamentos das decisões tomadas para próximo triênio de caminhada do CNLB. Além do estudo a ser feito por membro da presidência sobre o documento 105 recém -aprovado pela CNBB e que discorre sobre o tema desta assembleia, a mesma contará com a contribuição de Pedro de Oliveira, assessor da CNBB que fará uma análise da realidade, realidade esta que é o espaço específico de cristãos leigo e leiga na missão que o Espírito confere à Igreja. 

Na ocasião estarão presentes diversas autoridades, entre elas: Marilza José Lopes Schuina, presidente Nacional do CNLB; o presidente conselho de leigos na Arquidiocese de Aracaju, Ricardo Lima e demais delegados dos regionais; assim como a presença do assessor eclesiástico do CONAL, Padre Christiano Silvestre e do bispo coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José Costa. 

Dos 40 anos de CNLB 

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil, inicialmente chamado Conselho de Nacional de Leigos, foi formado a partir do desejo muito grande da Igreja de que leigos e leigas assumissem a sua vocação laical, para uma ação mais eficaz da Igreja no mundo. Assim, todos os batizados são corresponsáveis na evangelização da sociedade, mas aos Conselhos de Leigos e Leigas é atribuída a tarefa imensa e difícil de levar esses mesmos cristãos a agirem na transformação, por dentro das estruturas sociais, sem, porém, deixar de fazer a sua parte no interno da Igreja. 

O CNLB busca articular e organizar a ação do laicato no cumprimento de sua vocação e missão na Igreja, mas sobretudo na sua presença evangelizadora na sociedade. É um espaço privilegiado onde cristãos leigos e leigas descobrem a profundidade de sua vocação! Onde se descobrem sujeitos eclesiais e constroem comunhão eclesial. E tem como base de trabalho 4 pilares: espiritualidade, articulação, organização e formação do laicato. 

As Assembleias, os Encontros Nacionais, as atividades propostas têm a aprovação do Colegiado de representantes e a presidência as encaminha. Os Conselhos Diocesanos e os Regionais são importantes órgãos de proposição e encaminhamento do Conselho em nível Nacional. 

LITURGIA DIÁRIA