Dom Murilo S.R. Krieger, scj

Arcebispo de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil

Quando foi criada, em 1551, a Diocese de São Salvador da Bahia tinha o tamanho do Brasil – isto é, 8.516.000km². O primeiro desmembramento aconteceu somente em 1676, com a criação das Dioceses de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Olinda (hoje: Olinda e Recife). Isso significa que, do ponto de vista da organização católica, durante 125 anos havia somente uma diocese brasileira; todo o país estava sob a dependência da nossa. Hoje, entre arquidioceses, dioceses, prelazias etc., o Brasil conta com 276.

No último dia 22 de novembro, o Papa Francisco criou uma nova diocese e aqui, perto de nós: a Diocese de Cruz das Almas, antigo sonho das comunidades do Recôncavo Baiano. Desmembrada da Arquidiocese Primaz, ela terá como padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso. Dela farão parte os municípios de Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

Para primeiro bispo diocesano, o Papa nomeou Dom Antonio Tourinho Neto, até então Bispo Auxiliar de Olinda e Recife. Baiano de Jequié, ele tomará posse como 1º Bispo Diocesano, no dia da instalação da nova Diocese: 28 de janeiro de 2018.

Em sua saudação aos novos diocesanos, Dom Tourinho lhes assegurou: “Irei como pastor desta porção do Povo de Deus, tendo em vista um princípio: fazer-me servo por amor, pois creio que ´O amor vence tudo´. Levo comigo as palavras do Papa Francisco, dirigidas aos bispos (…): ´O episcopado é um serviço, não é uma honra para se vangloriar (…). Este ministério não se procura, não se pede, não se compra, mas se acolhe em obediência, não para se elevar, mas para se rebaixar, como Jesus que se humilhou, fazendo-se obediente até a morte e uma morte de cruz (Fl 2,8).´ Encontro-me de coração aberto e disponível para atender, na medida do possível, a solicitação de todos, sem distinção.

Tenho ciência de que preciso conhecer a realidade local e depois, em espírito de unidade, tendo Jesus em nosso meio e, pelo impulso do Espírito Santo, construirmos o rosto pastoral da nossa recém-criada Diocese, respeitando as experiências positivas já existentes, em comunhão com a ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Agradeço imensamente a Arquidiocese de São Salvador da Bahia pela generosidade em doar uma parte do seu território para que se constituísse uma nova Diocese em terras baianas. Deus há de recompensá-la infinitamente.”

De minha parte, saúdo Dom Tourinho: “Bendito o que vem, em nome do Senhor!”, agradeço ao Papa Francisco por sua iniciativa e felicito os fiéis da nova Diocese. Peço a Deus que ela comece sob a luz de Cristo. Nem todos veem essa luz. Cabe-nos a tarefa maravilhosa e exigente de ser seu reflexo.

Fonte: Arquidiocese de São Salvador da Bahia

LITURGIA DIÁRIA