No domingo, 24 de março, a Arquidiocese de Salvador inicia as celebrações da Semana Santa com a Procissão de Ramos, que terá início com uma Missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, no Campo Grande, às 8h. Após a bênção dos ramos, os católicos seguirão rumo à Praça Municipal onde a celebração será encerrada. No percurso os participantes relembram a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém.

O Domingo de Ramos marca, ainda, o fim da Quaresma – período em que a Igreja recorda os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, antes de começar a vida pública; os quarenta dias do dilúvio; os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto; e os quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha.
Domingo de Ramos
De acordo com o coordenador de eventos da Arquidiocese de Salvador, padre Valter Ruy, a Procissão de Ramos é muito importante para a Igreja, especialmente no contexto do Ano da Fé. “É uma experiência que nos permite reviver a história de Jesus, contemplar Sua entrada triunfante em Jerusalém, aclamado como Rei, rumo à Cruz que levará a ressurreição. Esta manifestação do povo de Deus entrando na Semana Santa culmina na proclamação daquilo que fomos chamados pelo Papa Emérito, Bento XVI: viver intensamente a fé que é um dom de Deus”, afirma.

Neste ano em que a juventude é lembrada com mais força, diante da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema Fraternidade e Juventude, e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em julho, no Rio de Janeiro, os jovens, que na época em que Jesus entrou em Jerusalém eram a maioria, também participam – como nos anos anteriores – da Procissão de Ramos. “É um momento em que verdadeiramente podemos expressar a força da juventude e a alegria depois do resguardo da Quaresma, especialmente agora com nosso novo pastor, que vem nos mostrando a importância de viver em unidade e fraternidade”, afirma o jovem paroquiano de Nossa Senhora da Penha, Bruno Bastos.

Campanha – Com o objetivo de motivar a campanha Nenhum Católico sem Bíblia, serão vendidas Bíblias, durante a Caminhada de Ramos. Cada exemplar custa R$ 13 e pode ser adquirido em dois pontos montados no Campo Grande e na Praça Municipal, ou com a equipe itinerante, durante a procissão.

LITURGIA DIÁRIA