00000domgiovannicrippaO bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Giovanni Crippa, IMC, se despede da capital neste dia 19 de agosto. A Celebração Eucarística de despedida será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 19h na Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cruz das Almas. No dia 9 de julho, Dom Giovanni foi nomeado pelo Papa bispo da diocese de Estância.

Dom Giovanni foi ordenado bispo em junho de 2013, e desde então, atuava na Arquidiocese de Salvador com a responsabilidade de pastorear a região do Recôncavo Baiano. A posse de Dom Giovanni na Diocese de Estância acontecerá no dia 24 de agosto, às 15h, com início na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, de onde os fiéis sairão para celebrar a Eucaristia no Ginásio Albano Franco.
Vida e missão

Italiano, nascido em Milão, Dom Giovanni emitiu, em 1981, os primeiros votos no Instituto Missões Consolata e foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985. Em 1996 doutorou-se em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma. Viveu os primeiros anos de seu sacerdócio na Itália, onde foi animador missionário e vocacional (Turim), professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) e membro da equipe de coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata.

Dom Giovanni veio para o Brasil em 2001, e trabalhou sempre em Feira de Santana (BA): ali foi vigário paroquial da paróquia Santíssima Trindade (2001 – 2003) e, a partir de 2004, pároco dessa mesma paróquia; foi diretor espiritual no Seminário Arquidiocesano Sant’Ana Mestra, professor na Faculdade Católica, membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese, conselheiro Provincial de sua Congregação e, desde 2001, conselheiro espiritual das Equipes de Nossa Senhora.

LITURGIA DIÁRIA