De 02 a 04 de agosto, foi realizado na Organização Fraternal São José (Av. Luiz Tarquínio, 18 – Largo de Roma – Salvador), o Encontro dos Coordenadores Regionais de Pastorais, Organismos e Movimentos da CNBB Regional Nordeste 3, com o objetivo de refletir sobre o cenário sociopolítico e religioso e, a partir da inserção de  pessoas e Pastorais do Regional, monitorar, e planejar, de forma conjunta, atitudes e ações na perspectiva da pastoral de conjunto.

coordenadores pastorais O momento foi favorecido pela Assessoria do Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB em Brasília, Pe. Francisco de Assis Wloch, do Sociólogo e Assessor Regional da Comissão Pastoral da Terra, Ruben Siqueira e do Coordenador da Pastoral Carcerária do Regional, Carlos Antonio de Magalhães.

A coordenação do encontro foi partilhada e ficou a cargo da Coordenadora da Dimensão Biblico-Catequética do Regional, Ir. Luciene Macedo, da Coordenadora da Cáritas Regional, Cátia Cardoso e do Articulador Regional das Pastorais da Juventude, Eric Gamaliel Vieira.

O encontro contou ainda, com a presença do Secretário Geral do Regional Nordeste 3, Dom Gilson Andrade da Silva, o qual ouviu e partilhou com os presentes as marcas da Jornada Mundial da Juventude, Rio 2013 e os comunicados do Papa Francisco, em especial, o dirigido aos bispos do Brasil.

Dom Gilson, trouxe a fala do Papa “A pastoral é o exercício da maternidade da Igreja”, para salientar que a Igreja precisa cuidar e acolher as urgências presentes nas ações pastorais.

De quase 20 pastorais e movimentos que compõem o Regional NE 3 estavam  representados: CPT (Comissão Pastoral da Terra), CEBs (Comunidade Eclesial de Bases), CNLB (Conselho Nacional dos Leigos (as) do Brasil), CPP (Conselho Pastoral dos Pescadores), Dimensão Bíblico-Catequética, PJB (Pastorais da Juventude do Brasil), Pastoral Carcerária, Pastoral da Criança, PASCOM (Pastoral da Comunicação), Pastoral do Menor e RCC (Renovação Carismática Católica).

LITURGIA DIÁRIA