A fé cristã ensina que a humanidade, tal como se encontra hoje, é ferida pelo pecado, é uma humanidade doente. Todos nós, sem exceção, somos feridos; nenhum de nós é mais expressão daquela humanidade como Deus sonhou desde o princípio. Somente Jesus é o humano perfeito, a expressão plena da humanidade. Ele, o Filho eterno, assumindo o humano, revela-nos o que é realmente ser humano à imagem de Deus. Assim, ser humano é ser como Jesus,é ir deixando-se cristificar pela ação do Santo Espírito de Jesus Senhor. 
Somente caminhando para Ele, o Homem Perfeito, o Homem Pleno, transfigurado em glória pela santa Ressurreição, somente parecendo com Ele, tornamo-nos plenamente humanos, tornamo-nos aquilo que devemos ser!
Ora, essa ferida da humanidade manifesta-se de tantos modos: problemas de temperamento, problemas morais, problemas afetivos, problemas na área da sexualidade, problemas nas nossas relações sejam em nível pessoal sejam em nível social, problemas com nossos instintos e impulsos. Todos temos de dizer como o Salmista: “Minha mãe já concebeu-me pecador!“ Aqui não é o caso de pensar que alguém é assim ou assado porque está pagando seus pecados. Nada disso: trata-se de uma situação geral de desarrumação na qual a humanidade se encontra.
Nós cremos, portanto, que, por ser pecadora, a humanidade sozinha não pode se encontrar e, por isso, o Pai enviou o Seu Filho que por nós morreu e ressuscitou. Cremos que ele assumiu nossas dores, nossas angústias, nossos conflitos. Nós, cristãos, sabemos que somos chamados a completar na nossa carne o que faltou da paixão do Cristo Jesus.
Então! Seja quais forem as feridas, os defeitos, as más tendências, as taras do coração humano, se alguém não crê em Cristo, vivê-las-á do seu próprio modo, na sua própria medida; mas, se é cristão, tomará sua cruz dolorosa estudo colocará sob o senhorio de Cristo, seguindo a Cristo!
É uma luta, faz chorar, faz sofrer! Mas, bendita luta, que nos faz viver de verdade porque viver nos faz viver na Verdade! Bendita luta, benditas lágrimas, santas renúncias, que nos unem para sempre Àquele que é a vida da nossa vida!
Pense nisto!

Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju

LITURGIA DIÁRIA