Um dia inteiro para louvar e agradecer a Deus, na presença do Santíssimo Sacramento. É assim que católicos do mundo inteiro passarão os dias 13 e 14 de março, durante as 24 horas para o Senhor. A iniciativa – que acontece pelo segundo ano consecutivo – é um pedido do Papa Francisco, que convida os fiéis a vivenciarem ainda mais o tempo quaresmal, como momento adequado para viver a experiência de evangelização à luz do Sacramento da Penitência. O tema deste ano é “Deus é rico em misericórdia” (Efésios 2, 4).

adoracao_1Na Arquidiocese de Salvador, todas as Foranias realizarão as 24 horas para o Senhor. Na Forania 1 (Centro Histórico, Comércio, Santo Antônio, Piedade, Saúde, Tororó, Nazaré, Garcia, Vitória e Chame-chame),  a concentração será na Capela Sagrada Família (Garcia) e terá início às 18h (dia 13) e seguirá até às 18h (dia 14). Além das orações e adoração a Jesus Eucarístico, os padres estarão realizando confissões.

Já na Forania 3 (Paripe, Plataforma, Periperi, Alto de Coutos, Fazenda Coutos III, Alto da Terezinha, Plataforma, Alto do Cabrito e Lobato), os fiéis se encontram na paróquia Nossa Senhora da Conceição (Periperi), às 17h (dia 13) até 17h (dia 14). O Santíssimo Sacramento ficará exposto e, a cada duas horas, uma das paróquias da Forania ficará responsável em conduzir a adoração. A Missa de encerramento será presidida pelo padre Anastácio Gilberto, a partir das 16h.

“Essa iniciativa é uma inspiração do Espírito Santo. Estamos em um tempo forte de oração, de conversão, de adesão à proposta do Senhor, pelo exercício do jejum, da caridade e da penitência. Nada melhor do que estar na presença do Senhor. Vamos estar unidos às Igrejas no mundo inteiro. É uma bênção”, afirma o padre Anastácio Gilberto, pároco de Nossa Senhora da Conceição (Periperi).

Na Forania 4 (Penha, Mares, Boa Viagem, Jardim Cruzeiro, Massaranduba, Alagados e Bonfim), todas as paróquias e capelanias terão adoração, louvor e confissões entre a meia noite do dia 13 e a meia noite do dia 14. Os horários ficaram divididos da seguinte forma: de 0h às 6h na paróquia da Penha; 6h às 10h nos Mares; 10h às 14h no Jardim Cruzeiro; 14h às 18h em Massaranduba; 14h a 0h em Alagados; 21h a 0h na Boa Viagem; das 13h às 15h no Bonfim; 15h às 16h no Santuário Irmã Dulce; e 8h às 12h na capelania militar.

O mesmo acontecerá na Forania 5 (Pirajá, Alto do Peru, São Caetano, Marechal Rondon, Fazenda Grande do Retiro, Baixa de Quintas, Liberdade, IAPI, Barros Reis, Lapinha, Pau Miúdo e Guarani), a partir das 12h do dia 13 até 12h do dia 14 de março, em cada uma das paróquias que a compõem.

A vigília na Forania 6 (Pituba, Boca do Rio, Caminho das Árvores, Stiep, Costa Azul, Imbuí, Itapuã, Nova Brasília de Itapuã, Bairro da Paz e Stella Maris) acontece de 16h (dia 13) até às 16h (dia 14), no Imbuí, quando será celebrada uma Missa, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva. Na ocasião, cada uma das paróquias que compõem a Forania ficará conduzirá um momento de louvor e adoração. Os fiéis também poderão aproveitar para receber o Sacramento da Confissão. Com informações de Arquidiocese Salvador.

LITURGIA DIÁRIA