Milhares de fiéis participaram na manhã deste domingo (19) da Caminhada Penitencial, organizada pela Arquidiocese de Salvador. Às 6h30 foram celebradas três Missas simultâneas: na matriz da paróquia Nossa Senhora das Dores – onde a Caminhada foi realizada pela primeira vez há 32 anos -, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrada pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho; e na matriz da paróquia Nossa Senhora dos Mares, sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.
 
Logo após as Celebrações Eucarísticas, quem estava na Conceição da Praia e no Lobato seguiu em caminhada até o Largo dos Mares, onde inúmeros fiéis já aguardavam. Seis trios animaram os trajetos. “É uma graça de Deus. A cada ano aumenta a participação do povo, mostrando que todo mundo quer se unir a Cristo na caminhada Dele em direção ao Pai. Nós, então, somos um povo que caminha, mas sabemos, temos uma direção: o Senhor do Bonfim, que com braços abertos nos conduz ao Pai. Ele é vitorioso, Ele ressuscitou”, afirmou Dom Murilo.
 
Como em anos anteriores, duas cruzes (cada uma com seis metros de comprimento e três metros de largura foram carregadas pelos fiéis. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida também acompanhou todo o percurso.
 
Gestos concretos, gestos de amor
Ao passar diante das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Dom Murilo parou para abençoar e rezar com pacientes e profissionais da área de saúde que atuam no local. Um gesto emocionante repetido a cada ano. “Vocês não puderam participar da Caminhada Penitencial, mas de coração eu vou abençoá-los”, disse Dom Murilo e, logo após, abençoou os que estavam próximos ao gradil do hospital, mas também aqueles que não tiveram condições físicas e por isso não estavam ali.
 
Para manter a cidade limpa, a Pastoral Universitária (PU) reuniu jovens para realizar, por mais um ano, um gesto ecológico: Eles recolheram toneladas de garrafas pet e de copos plásticos ao longo do caminho. “Eu já bebi água três vezes hoje e todas as vezes eu procurei um agente da PU para fazer o descarte, pois eu sei que eles estão com esse gesto bonito”, contou Maria Benedita dos Santos. Todo o material  arrecadado –  mais de 20 mil garrafinhas e copos – foi entregue na Comunidade da Trindade, que trabalha com pessoas em situação de rua.
Mansão da Misericórdia
Ao som do hino do Senhor do Bonfim, os fiéis subiram a Colina Sagrada, por volta das 10h. Apesar do sol forte, era possível ver pessoas entusiasmadas e que alegres chegavam à Mansão da Misericórdia.
Em frente à Basílica, Dom Murilo acolheu os fiéis ao lado de Dom Estevam e do reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes. A emoção, mais uma vez, tomou conta dos que ali estavam presentes quando a berlinda que levava a imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou. Logo após uma oração de acolhida à Mãe de Jesus, a imagem foi carregada por Dom Estevam que a levou até Dom Murilo.
 
Fonte e Fotos: Pascom Arquidiocese de Salvador

LITURGIA DIÁRIA