85“A Igreja recorda a necessidade que os candidatos sejam capazes de assumir as exigências da vida comunitária”. Desta forma, o padre Gilvan Pereira de Brito – Reitor do Seminário Maior da Arquidiocese de Feira de Santana (BA) – expressou as características da exigente missão do sacerdote no século XXI e a necessidade de uma formação adequada que o prepare para ela.

Foi com este objetivo que entre os dias 25 e 27 de setembro, aconteceu o curso de atualização para presbíteros formadores do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe). O encontro, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) contou com 15 formadores de seminário de sete Dioceses do Regional.3

As atividades foram realizadas no Seminário Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju (SE). A assessoria ficou por conta do Pe. Cícero Alves de França, Reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese de São Paulo (SP). O curso também contou com a participação e auxílio de Dom Gilson Andrade, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e referencial para as vocações no Regional; Dom Giovanni Crippa, Bispo de Estância (SE) e Dom João Costa, Arcebispo Metropolitano de Aracaju.

O evento foi marcado, além da formação, por momentos celebrativos, de espiritualidade e convivência fraterna entre os formadores.

Clique aqui e leia artigo completo do Pe. Gilvan: “O Seminário Católico: Casa e Escola de Comunhão”.

4

LITURGIA DIÁRIA