Regional Nordeste 3 prepara Seminário Laudato Si que será realizado em Outubro

Publicado por em 19, abril 2017

Com o objetivo de aprofundar a Encíclica Laudato Si do papa Francisco, o Regional Nordeste 3 da CNBB realizará entre 27 e 29 de outubro deste ano um seminário reunindo todas as Dioceses da Bahia e de Sergipe em Feira de Santana.

Para preparar este evento, representantes da Igreja, de universidades e organismos se reuniram na manhã desta quarta-feira, 19, no intuito de traçar as principais estratégias e métodos para realizar o seminário.

Dom Gilson Andrade, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e Secretário da CNBB NE3, explicou que a proposta é realizar esse seminário a partir da dimensão da fé, da doutrina social da Igreja e focada na Laudato Si: “essa nossa demanda vem ao encontro do que está sendo proposto a nível nacional. Queremos atingir vários setores e não ficar reservado ao nosso mundo eclesial. Por isso, queremos a colaboração de todos”, explicou

Este Seminário será a culminância de diversas reuniões realizadas nas sub-regiões pastorais e que já têm refletido sobre outros modelos de produção e desenvolvimento pautados em uma sociedade do bem-viver e em sintonia com o meio ambiente.

O seminário será realizado com a importante parceria de universidades, ONGs, pastorais sociais bem como diversos agentes envolvidos na análise, diagnóstico e na proposta de soluções para a questão ambiental.

O encontro foi assessorado pelo representante nacional da CNBB, Roberto Malvezzi que destacou que a Encíclica Laudato Si fala de modo especial ao nosso tempo “por isso, não é possível deixá-la na gaveta, mas é preciso levá-las às nossas comunidades, ao povo”, disse.

Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari e presidente da CNBB NE3, ressaltou que é necessário entender o que o documento diz, segundo a nossa realidade: “a encíclica fala de uma ecologia integral, ligada ao nosso ambiente cotidiano, à realidade urbana que afeta nossas famílias e comunidades. Nosso foco são as pessoas”, finalizou.

 

Fotos: Caio Barbosa

 

297_7179

Compartilhe!

    Compartilhe conosco! Comente!

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>