image “Daqui a poucos dias estaremos juntos/as em nosso seminário” (carta convite). Com essa frase de chamado à estar juntos, expressa o quanto será a riqueza de companheirismo no encontro ou SEMINÁRIO DE ASSESSORES de CEBs especifico para a grande Região Nordeste do Brasil.

Participarão cinco representantes dos estados da Bahia e Sergipe, que forma o Regional Nordeste 3. O Regional Nordeste I –(Ceará), será a casa acolhedora desse tempo de graça, troca de experiência e reflexão por parte dos assessores que acompanham as CEBs nos nove estados do Nordeste.

Nos dias 18 a 20 de agosto 2017 (sexta à domingo) na Diocese de Crato, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, no sítio Granjeiro – Crato, será acolhida todo esse povo caminheiro das CEBs do Nordeste.

O Seminário está previsto para iniciar com almoço, acolhida especial feita por Dom Gilberto Pastana e Pe. Vileci Basílio. Abertura prevista para as treze horas e trinta minutos (13H30min) com a apresentação dos participantes.

O tema geral do Seminário será: As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano. A dinâmica do encontro prever vários momentos entre reflexões, roda de conversas e oficinas. Na mesa redonda consta a temática; CEBs como presença da Igreja no mundo urbano: experiências e desafios.

Para florir a mesa de apresentação consta as seguintes mulheres do reino: Beth Vieira (NE 1), Graça Ferreira (NE 4) e Mônica Muggler (NE 3). Após os testemunhais da realidade, será promovido a fila do povo.

Na dinâmica do encontro constará uma conferência sobre: Indicações da Evangelli Gaudium para as CEBs no mundo urbano. Tendo o Pe. Anastácio como motivador dessa reflexão; será acompanhado para comentários por Pe. João Maria (NE 5), Celso Carias (Setor CEBs – CNBB).

As indicações para as oficinas consta de cincos temáticas específicas: 1. CEBs e comunicação, 2. CEBs e ecologia, 3. CEBs e Juventude, 4. CEBs e relações de gênero, 5. CEBs e ministério leigos.

O seminário propõem uma síntese final na expectativa de responder às CEBs e os seus desafios de ser Igreja no mundo urbano. Para fazer destaque à essa realidade fará uma mesa redonda final, tendo como promotores reflexivos Ana Maria – Fortaleza e Ivo Lesbaupin.

Ocorrerá o encontro dos regionais para encaminharem suas ações pastorais perante a realidade refletida e preparativos para o 14 Intereclesial de CEBs que acontecerá na Igreja particular da Arquidiocese de Londrina de 23 a 27 de janeiro 2018 no Regional Sul 2 – Paraná.

O processo para realização desses seminários para assessores de CEBs vem sendo desenvolvido a meia década. “Desde 2011 o Setor CEBs da CNBB e o Iser Assessoria têm promovido seminários de assessores e assessoras de CEBs com o objetivo de fortalecer uma rede nacional de pessoas que dão apoio à caminhada das comunidades de base. Outro objetivo destes encontros é promover um intercâmbio de experiências e proporcionar uma reflexão conjunta, o que nem sempre temos oportunidade de fazer coletivamente. Foram quatro seminários em 2011 – um nacional e os demais regionais – e outro seminário nacional em 2015.

Nos meses seguintes o diálogo entre o Setor CEBs e o Iser Assessoria teve prosseguimento e a pedido de D. Giovane Melo foi programada a realização de cinco seminários de assessores e assessoras, cada um deles reunindo pessoas que prestam este serviço numa das cinco grandes regiões do país. Estas atividades constam da programação da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, da qual o Setor CEBs faz parte, para o quadriênio 2016-2019”. (Texto de introdução da carta convite de 05 de junho 2017 do ISER Assessoria).

LITURGIA DIÁRIA