legiaodemariaA Legião de Maria promoveu, no dia 27 de julho, um evento comemorativo pelos 55 anos de missão em Sergipe, com palestras, shows, apresentação teatral, adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa de encerramento que foi presidida pelo Arcebispo Dom José Palmeira Lessa e concelebrada pelo padre Adeilson Carlos Santana Santos, Diretor Espiritual do Movimento.

Uma tarde de emoção e congraçamento entre os mais de quatro mil membros presentes ao Ginásio de Esportes do Sesi do Augusto Franco, em Aracaju. O evento foi iniciado com orações, seguindo da cerimônia de abertura. Contou também com uma palestra do Vigário Episcopal, Padre José Bernardino, que narrou e refletiu sobre os 55 anos da Legião de Maria a serviço da Igreja em Sergipe. Um show com a juventude legionária e o Padre Adeilson Carlos, acompanhados pela Banda Comunidade que Canta foi um momento de reflexão e animação. Após a conclusão da celebração, todos foram convidados para os parabéns e a partilha do bolo.

A presidente da Regia da Legião de Maria em Sergipe, Maria Deuma, 61 anos de idade, desde os 15 que participa da Legião, com os olhos lacrimejantes, não escondia a alegria pelo êxito do encontro. “Estou emocionada! Agradeço a Deus por fazer parte deste exército mariano e faço o possível para ser fiel ao movimento e a Igreja. Este momento foi impar, pois a mais de um ano que estamos trabalhando, nos últimos três meses de forma mais intensa e vimos coroar com muita alegria pelo resultado alcançado”, afirmou.

Uma das participantes do evento, com mais de 30 anos de caminhada, Maria Conceição (Ceiça), deu seu depoimento sobre o evento e sua vida dedicada ao movimento. “Um momento de ação de graças! Nosso coração exulta de alegria, por todos os benefícios que Nosso Senhor realizou através da Virgem Maria, nos inserindo nesse apostolado. Meu coração está exultante de Alegria”, concluiu.

O Arcebispo Dom Lessa exaltou o trabalho dos legionários, destacando que às vezes é escondido aos olhos dos homens, mas eficiente na evangelização. “Quando eu cheguei à Arquidiocese de Aracaju, ia às comunidades encontrava a presença de Nossa Senhora através da Legião de Maria, que através dos seus membros, com o trabalho de formiguinha, mas eficaz, levavam o testemunho do amor de Deus, de Jesus e da mãe, a virgem Maria, aos lares”.

O vocalista da Banda Comunidade que Canta, Marcos Simões, que também é membro da Juventude Legionária, falou do momento: “A representação da juventude é muito importante para renovar a Legião de Maria. Neste evento, a nossa participação foi expressiva, contribuindo para a organização e animação e, ainda, recrutamos novos membros para o exército de Maria”.

História 

A Legião de Maria foi fundada em Dublim na Irlanda, no dia 7 de setembro de 1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora e, por iniciativa de Frank Duff. De forma simples, o movimento se inicia com a invocação do Espírito Santo, rezam o Terço e visita dois, a dois, tal como os Apóstolos, os doentes hospitalizados. Exprimem também o desejo de se reencontrar todas as semanas.

Em Sergipe, o movimento começou por volta de 1959 em Aracaju, sendo a Paróquia São Pio X a primeira a ser visitada pelas irmãs Yolanda Ribeiro, do Rio de Janeiro e Julia Almeida, de Salvador. Passaram também pelas paróquias: São José, Catedral e Nossa Senhora de Lourdes que, desde aquela época, mantém até hoje o movimento em atividade.

Texto e fotos: Edmilson Brito – SRTE 1159/SE

LITURGIA DIÁRIA