festa da vida 2

Fraternidade, alegria e muita vontade de trabalhar por um mundo mais solidário. Essas são algumas palavras que podem descrever um pouco do que foi a Festa da Vida, promovida neste domingo (23) pela Diocese de Juazeiro para dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelas Pastorais sociais da Igreja na defesa dos mais pobres.

A programação do evento começou às 9h com a Celebração Eucarística do Domingo da Misericórdia, na Catedral Santuário N. Sra. das Grotas, presidida pelo Bispo Dom Beto Breis. Com a igreja lotada, muita gente teve que participar da Missa do lado de fora da Catedral.

Quem costuma frequentar a comunidade observou vários rostos novos ou reencontrou faces bem conhecidas. Eram os membros das pastorais sociais e de comunidades das várias cidades da Diocese, que vieram marcar presença e representar seus trabalhos na Festa.

Após a celebração, todos foram para a Praça da Catedral, onde estavam montadas tendas com os trabalhos das pastorais sociais, como a Pastoral da Mulher, da Criança, da Pessoa Idosa e Carcerária. Também estavam presentes outras obras sociais da Diocese e das Paróquias e entidades parceiras como o Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) Semiárido e a Biblioteca Dom José Rodrigues, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus Juazeiro).

No palco principal, no centro da praça, os participantes puderam conferir manifestações culturais e artísticas como a Roda de São Gonçalo, Hip Hop, teatro e apresentações musicais. A programação seguiu até as 15h, inclusive com um almoço partilhado ao meio-dia.

Para Lourdete Lopes, membro da Pastoral Carcerária e da Pessoa idosa, a Festa da Vida foi uma oportunidade de despertar o interesse das pessoas pelo serviço aos mais necessitados. “Todos saíram daqui alegres, satisfeitos, e espero que agora mais pessoas vão querer se integrar nas pastorais. Que surjam novos membros a partir dessa festa”.

Um dos trabalhos apresentados foi o desenvolvido pelo Centro de Terapias naturais da Irmãs da Congregação das Oblatas de São Luiz Gonzaga (Irmãs Luizinhas), coordenado pela Irmã Teresa de Jesus, no bairro João Paulo II em Juazeiro. “Trouxemos bolo integral, pão integral, remédios como xaropes e essências para massagens… Trabalhamos para aliviar o sofrimento das pessoas. E o sentimento que fica é de alegria. Espero que ano que vem estejamos aqui de novo na segunda Festa da Vida”, explicou.

Pascom – Diocese de Juazeiro/BA

LITURGIA DIÁRIA