1O arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, completou 50 anos de ordenação presbiteral, na última terça-feira, dia 15 de agosto. O Jubileu de Ouro Sacerdotal foi celebrado com uma missa de ação de graças na igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana. Estiveram presentes 15 bispos – entre eles o arcebispo emérito de Aparecida (SP) e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, – padres, religiosos, seminaristas, familiares, amigos e fiéis para celebrar a data. Durante a celebração, foram feitas homenagens ao bispo que completou 75 anos em março deste ano.

“Louvo e bendigo a Deus pelo dia 15 de agosto de 1967. Era uma terça-feira, como hoje, às 10h, fui ordenado presbítero em Fundão (ES), minha terra natal. Esse foi um dos dias mais felizes de minha vida. Agradeço a Deus o dom do ministério ordenado que me configurou a Cristo, bom pastor, sem nenhum merecimento de minha parte, mas unicamente por desígnio insondável da sua divina misericórdia”, disse dom Geraldo.

A homilia foi feita pelo bispo emérito de Oliveira (MG), dom Francisco Barroso, que lembrou a caminhada 3do jubilando e de suas contribuições para a Igreja. O irmão de dom Geraldo, José Carlos Lyrio Rocha, disse que a família comemora o jubileu rendendo graças a Deus e lembrou da vocação que já se manifestava no irmão desde pequeno.

A arquidiocese de Mariana concluiu também com a celebração o Ano da Vocação Sacerdotal, iniciado em 15 de agosto de 2016, a preparação para o jubileu. Ainda foi celebrada a festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da arquidiocese.

Dom Geraldo Lyrio ainda foi homenageado com o lançado de um selo personalizado em comemoração ao Jubileu de Ouro sacerdotal. O material preparado pelos Correios é composto pela imagem do arcebispo e tem escrito “Jubileu de Ouro Sacerdotal 1967 – 2017”.

Fonte: Diocese de Mariana

LITURGIA DIÁRIA