Episcopado da Bahia e Sergipe se reúne em Conselho Regional (CONSER)

Publicado por em 9, novembro 2017

297_7567Os bispos do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE3) se reuniram entre os dias 06 e 08 de novembro para mais uma Reunião Ordinária do CONSER (Conselho Episcopal Regional) dos prelados das Dioceses da Bahia e Sergipe.

O Conselho, que aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (CTLI), teve entre as suas principais pautas o Ano do Laicato, que será aberto no próximo dia 26 de novembro e tem como tema: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Segundo o bispo de Ilhéus e referencial para o laicato no Regional, Dom Mauro Montagnoli, serão realizadas várias atividades nas paróquias, dioceses, regionais pelo Brasil. Teremos Semanas Missionárias e comemoraremos ainda os 30 anos da Exortação Apostólica do papa São João Paulo II sobre a missão dos cristãos no mundo, a Christifideles laici (os fiéis leigos), como resultado no Sínodo sobre os leitos que aconteceu em 1987.

“O objetivo principal é celebrar e organizar a presença dos cristãos na Igreja e na sociedade do Brasil, falando sobre sua identidade, vocação, espiritualidade e missão. Pois, eles que estão presentes em toda a sociedade e na Igreja”, explicou.

O Conser também discutiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o acordo entre o Brasil e a Santa Sé no que diz respeito ao ensino religioso nas escolas públicas. Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari e presidente da CNBB NE3, destacou que esta possibilidade aberta exigirá da Igreja um grande trabalho para planejar e implementar e fazer acontecer o ensino religioso nas escolas.

“Mas é de fundamental importância, porque os adolescentes estão vivendo em um vazio, porque não são alcançados para conquistarem um297_7607 horizonte maior de vida, aprender um significado para a própria existência, e alcançar respostas para questões fundamentais… pois, quando falta a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho a vida se perde e sabemos que muitos dos nossos adolescentes e jovens, muitos deles se perdem”. Finalizou dizendo que os passos serão dados para concretizar essa realidade.

Dom Gilson Andrade, bispo auxiliar de Salvador e secretário da CNBB NE 3 apresentou um resumo das principais questões que foram discutidas no encontro do Conselho Permanente da CNBB que aconteceu em Brasília na última semana.

Pe. Antônio Niemec (coordenador regional de pastoral) falou sobre as comissões episcopais pastorais que serão baseadas no modo como elas estão estruturadas na CNBB Nacional, com o objetivo de reorganizar a estrutura do Nordeste 3.

Os senhores bispos, então, elegeram ou reelegeram os representantes que formarão as novas Comissões Episcopais. Essas comissões congregam as diversas pastorais, grupos, movimentos e organismos ligados à Igreja no Regional. O objetivo é que, desta forma, os bispos possam dar maior apoio a todas as atividades e necessidades dessas pastorais na Bahia e Sergipe.

Na ocasião, também houve a despedida simbólica do padre Antônio Niemec, que no próximo ano deixará o Regional para assumir como Secretário Nacional das Pontifícias Obras Missionárias. Por anos, ele exerceu a função de coordenador regional do Comire (Conselho Missionário Regional), e também era, atualmente, coordenador regional de pastoral.

Dom Petrini destacou que duas coisas estiveram sempre presentes no trabalho do Pe. Nimiec: “discrição e firmeza de ação, o que tornou seu trabalho eficaz”. E ressaltou: “Será difícil substituí-lo nessa missão. Acredito que o modo de existir e trabalhar do Regional mudou, não é mais o mesmo. E o senhor contribuiu muito para isso. Obrigado”.

O missionário redentorista agradeceu e disse ter aprendido muito nesses anos todos de serviço, mesmo com muitos desafios: “obrigado pela caminhada, e vamos continuar caminhando”.

Compartilhe!

    Compartilhe conosco! Comente!

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>