Formação missionária para seminaristas - Vitória da Conquista-BA - fevereiro 2015 (2)
Formação missionária para seminaristas

No dia 23 de fevereiro, na Província Eclesiástica de Vitória da Conquista-BA, aconteceu o 1º Encontro de formação missionária para seminaristas, em 2015.

O evento foi uma possibilidade de educar a sensibilização missionária dos seminaristas, tendo em vista o mandato missionário de Jesus (Mt 28,19-20a), que dirige-se a seus discípulos confiando-lhes não apenas uma tarefa e sim uma identidade messiânica que os projeta além de si, no anúncio, no serviço e no testemunho do Reino de Deus ao mundo.

O encontro serviu, também, para promover entre os seminaristas momentos de oração, reflexão e partilha e confirmou a urgência da formação de sua identidade missionária.

Teve em vista também animar, articular e organizar a cooperação missionária em preparação para o VII FORMISE do Nordeste que acontecerá em Natal-RN, nos dias 06-10 de julho deste ano. Com o propósito de levar 50 seminaristas do nosso Regional NE3 para participarem do FORMISE, foi lançada uma rifa para ajudar nas despesas de viagem.

O encontro contou com a participação de 18 seminaristas do curso de Filosofia, sendo que 7 da Arquidiocese de Vitória da Conquista, 2 da Diocese de Jequié, 6 da Diocese de Livramento de Nossa Senhora e 3 da Diocese de Bom Jesus da Lapa. Foi assessorado pelo Pe. Marcos Alcântara, membro da Equipe Executiva do COMIRE NE3 e responsável pelo acompanhamento dos seminaristas na Bahia e pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ubatã, e pelo missionário André dos Santos.

No final do encontro, foi lançada proposta de constituição de um conselho que teria incumbência de preparar o 2º FORMISE NE3, conselho composto pelos seminaristas-coordenadores dos COMISEs de cada diocese onde eles existem.

Conversou-se, também, sobre a possibilidade de realizar uma experiência missionária no nível do nosso Regional NE3, numa diocese que fazem parte dele.

Finalmente, para agilizar a comunicação entre os seminaristas, os COMISEs e os responsáveis pela formação missionária nos seminários, foi criado um meio de comunicação, o Whatsapp.

 

Informou:

André dos Santos.

LITURGIA DIÁRIA