Dom Guido, bispo diocesano de Paulo Afonso, celebrou na noite do último domingo (25), a entronização das relíquias dos santos Jacinta e Francisco Marto e o envio de membros da Renovação Carismática Católica (RCC) de Paulo Afonso para o Jubileu de 50 anos em Aparecida-SP que ocorrerá entre os dias 28 de junho e 02 de julho.

3

Em sua homilia, dom Guido falou, à luz do Evangelho, sobre as situações que nos amedrontam: “não tenhais medo!”. Para ele, nós tememos “quando quebramos o relacionamento com Deus, por isso a causa do medo é e será sempre o pecado”.

Ele explicou ainda que  muitas vezes as perseguições e incompreensões acontecem dentro da própria Igreja, das nossas comunidades: “o pior não é quando as perseguições vêm de fora, mas do orgulho, do pecado, da nossa soberba, e começamos a não aceitar os outros, achamos que temos razão”, e concluiu: “O pecado acontece quando eu acho que a realização da minha vida depende daquilo que eu tenho e não de Deus, através da Igreja”.

aa-9

As relíquias foram entronizadas na Catedral de Paulo Afonso por ocasião dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima.  Asrelíquias, de segundo grau, são compostas de dois fragmentos dos primeiros caixões de Jacinta e Francisco Marto.  A intenção não é possuir um museu de relíquias, mas que a contemplação do relicário possa nos levar a pedir aos santos que possamos imitar seu exemplo de santidade.

Terminando, dom Guido ressaltou que a ida do grupo da RCC à Aparecida-SP, seja também uma graça para nossa diocese vivendo com intensidade, mas trazendo as riquezas desse momento.

Texto: Júlia Varjão e Equipe NE3
Fotos: Diocese Paulo Afonso

LITURGIA DIÁRIA