ministeriojovem1Nos dias 19 e 20, de julho, aconteceu na casa de retiro São Bento o primeiro encontro regional do Ministério Jovem (MJ)das dioceses de Barra/Barreiras. Estavam presentes jovens das cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Xique-Xique, Ibotirama e Buritirama. O ministrante do regional foi o jovem coordenador estadual da Bahia Marco Aurélio, da cidade de Jaguaquara, da diocese de Jequié. A juventude do MJ são os jovens da Renovação Carismática Católica que vivem a espiritualidade deste movimento, com a identidade jovem de ser. Os mesmos buscam viver a formação em sua totalidade humana-social-espiritual, respeitando o estado juvenil, de forma a levá-los ao protagonismo: agentes no trabalho missionário e conscientes da vivência da cidadania, de modo a exercer a vida cristã a exemplo do mestre Jesus Cristo.

O encontro foi norteado pelas orações, dinâmicas, formações consistentes sobre o Ministério Jovem: sua estrutura, planejamento do MJ Brasil e plano estratégico do MJ/BA; e as temáticas: um tempo novo para juventude; conservar a unidade; o caminho do discipulado; projeto de vida e oficina de projeto de vida; Aqui tem jovem e incendeia (projeto de implantação e reunião do MJ). Tivemos como incendeia (nome dado a reunião do MJ) a temática sobre a amizade, celebrando a vida, um momento muito agradável de formação, oração, dinamismo e muita diversão.

Para Simone Vieira, coordenadora do MJ de Barreiras, a vivência fraterna foi um dos destaques do encontro. “Foi perceptível o êxito do regional e a alegria por mais um passo dado na missão. Toda equipe MJ agradece a Deus, essência de nossas vidas e sustentáculo na missão”, pontuou Simone.ministeriojovem

A coordenadora ainda recordou um momento vívido pelos jovens no pontificado de João Paulo II. “Após um discurso inaugural do seu Pontificado, na praça São Pedro, em 1978, o Papa disse aos jovens: ‘Vocês são o futuro do mundo, vocês são a esperança da Igreja, vocês são a minha esperança’. É lindo ver que o papa João Paulo II desde o início de seu pontificado já acreditava na juventude, que a Igreja na pessoa desse santo homem já acreditava em nós, de modo que essa semente está crescendo”, concluiu.

LITURGIA DIÁRIA