No último domingo, dia 22 de julho de 2012, a Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas – BA viveu um momento único e inesquecível de sua história, a grande celebração dos 50 Anos de Caminhada Pastoral desta diocese. Com uma grande demonstração de amor, uma multidão de fiéis compareceu ao Clube Jacarandá, situado na cidade, para a grande celebração, que contou ainda com a presença de todos os sacerdotes da nossa diocese e outras dioceses que fizeram comunhão conosco, religiosos (as), consagrados (as) e autoridades locais. TEIXEIRA DE FREITAS, 22 DE JULHO DE 2012 – A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos e co-celebrada pelo Bispo Emérito Dom Antônio Eliseu Zuqueto e por Dom Gilson Andrade Da Silva, bispo auxiliar da diocese de São Salvador. Ao som do Coral Diocesano, o povo de Deus louvou e agradeceu ao Senhor por tantas bênçãos derramadas nesses cinqüenta anos da nossa diocese.

Painel em comemoração ao aniversário da diocese

A celebração de domingo foi o encerramento da Semana Jubilar, iniciada em 15 de julho com a Santa Missa na Co-Catedral Santo Antônio na cidade de Caravelas – BA, que foi presidida pelo nosso bispo Emérito. Na Semana Jubilar, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, pedida por Dom Carlos para o Santuário Nacional de Aparecida e assim concedida, peregrinou por toda a nossa diocese, nos cinco setores, começando em Caravelas no setor IV no domingo. Na quinta-feira, a imagem foi acolhida com grande carinho pelos fiéis do setor I da nossa diocese, na cidade de Teixeira de Freitas – BA, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida e depois saindo em procissão para a Catedral São Pedro, onde ocorreu a Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Itamar Vian de Feira de Santana.
Depois da Santa Missa iniciou uma vigília, tendo seu encerramento na sexta-feira às 8h. Na sexta-feira tivemos a Santa Missa celebrada na Catedral na presença de Nossa Senhora Aparecida às 5h e às 8h, e ao meio dia foi celebrada a tradicional Missa da Misericórdia, presidida pelo Pe. Ronaldo, representante do clero da nossa diocese e co-celebrada por demais sacerdotes.
No domingo iniciou-se a programação com uma grande procissão saindo da Paróquia São Pedro Catedral em direção ao Jacarandá, onde os fiéis da nossa diocese compareceram com muita alegria para acompanhar as imagens de Nossa Senhora Aparecida, São Pedro e Santo Antônio. Após chegada das mesmas, nosso bispo acompanhado dos nossos sacerdotes iniciou o dia, que teve em seguida uma formação com Pe. Metódio, sacerdote da nossa diocese, sobre o lema episcopal de Dom Carlos: “Por Maria à Eucaristia!”. A tarde iniciou com a presença de Jesus Sacramentado, com um lindo momento de adoração, conduzido pelo Pe. Metódio. Após esse momento de imensa alegria e fortaleza, todos os olhares voltaram-se para a grande celebração. Antes do início da Celebração Eucarística, teve uma palavra do Setor Juventude em relação à preparação da nossa diocese para a Jornada Mundial da Juventude. Em seguida, os coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, bem como as congregações religiosas existentes na nossa diocese, foram apresentadas para todo o público presente.

A Celebração Eucarística foi a concretização de tudo que foi colocado no coração de Deus, sonhado e planejado por uma equipe que assumiu com muito carinho a missão de realizar essa grande festa para o Senhor por tudo que Ele fez em nossa diocese nesses 50 anos, e que tem sido organizado há cerca de três anos, com a supervisão do Pe. Odésio, coordenador de Pastoral e Movimento Diocesano e responsável pelo Jubileu de Ouro da nossa diocese.
Toda a semana jubilar foi acompanhada também por fieis no mundo inteiro que estiveram em comunhão conosco pelo nosso site: jubileu.dioceseteixeiradefreitas.com.br.
Na segunda-feira, dia 23 de julho, nosso Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto presidiu uma Santa Missa na Catedral São Pedro, em agradecimento por todas as pessoas, que ouvindo o chamado de Deus, colocaram seus dons à disposição da nossa diocese para a realização do nosso Jubileu de Ouro.
Texto redigido por Sara Mendes Oliveira Lima e revisado pela Profª. Rose Marie Mendes de Lima.

LITURGIA DIÁRIA