missadaunidade
A Missa da Unidade, também chamada por “Missa dos Santos Óleos”, foi celebrada este ano na última segunda-feira (21), na Nova Catedral Diocesana de Teixeira de Freitas. A celebração foi presidida pelo Bispo, Dom Carlos Alberto, e concelebrada por todo o clero da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas.
Nessa celebração onde manifesta-se o mistério do sacerdócio de Cristo, abençoa-se o óleo para a unção dos enfermos, o óleo para a unção dos catecúmenos e o óleo do crisma, por isso, o nome de “Missa dos Santos Óleos”. Por contar com a participação dos ministros constituídos em cada Igreja desta diocese, onde renovam suas promessas sacerdotais proferidas no dia da ordenação e seu compromisso à serviço do Povo de Deus, daí justifica-se, portanto, o nome Missa da Unidade.
Em sua homília, Dom Carlos Alberto, agradeceu a Deus pelos 54 anos de evangelização na diocese, e pela doação e o serviço dos sacerdotes. Ele ressaltou ainda a importância do amar e servir. “O Senhor me ungiu para anunciar, curar as feridas, pregar a redenção, pregar a liberdade, proclamar o tempo de graça e consolar os que choram. Vós sois sacerdotes do Senhor, chamados ministros de nosso Deus”, pontuou o bispo, que exortou a assembleia a rezar pela santificação dos sacerdotes.
Após a homilia foi realizada a renovação das promessas sacerdotais e por conseguinte a benção dos óleos que por sua vez tem os seguintes significados:

  • Óleo dos Catecúmenos – Este óleo indica um primeiro modo de ser tocado por Cristo e pelo seu Espírito: um toque interior, pelo o qual o Senhor atrai e aproxima de Si as pessoas.
  • Óleo dos Enfermos: Proporciona um amor restaurador aos homens, representado pela força do Espírito de Deus para a provação diante da doença, para a fortificação da pessoa para que possa enfrentar a dor, ou a morte, se assim for da vontade de Deus.
  • Óleo do Crisma: É uma mistura de azeite de oliveiras com perfumes vegetais. É o óleo da unção sacerdotal e da unção real. Unções estas que estão ligadas com as grandes tradições de unção da Antiga Aliança.

A Missa da Unidade reuniu fiéis de todas as paróquias de nossa diocese e lotou a Nova Catedral, por fim, cada sacerdote recebeu das mãos do bispo um recipiente contendo os óleos para serem utilizados em suas paróquias ao longo do ano.
Fonte: Pascom Diocese de Teixeira de Freitas

LITURGIA DIÁRIA