Aconteceu entre os dias 26 e 28 de setembro a Formação Diocesana para os candidatos a Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística das Paróquias dos Setores I e II da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas. O encontro realizado no Centro Diocesano de Formação teve início na sexta-feira (26), com a Santa Missa, e encerrou nesse domingo (28) com a Missa de Envio presidida pelo bispo diocesano, dom Carlos Alberto dos Santos e co-celebrada pelo assessor Diocesano dos M.E.S.C.E.S., Pe. Roberto Pereira da Silva.
Durante a formação são abordados diversos temas, sendo eles: Espiritualidade do Ministro; Missa parte por parte; Ministro e os Enfermos; Os vários Ministérios na Igreja; O Ministro e Nossa Senhora e os Objetos Sagrados.

Candidatos durante encontro. Foto: Diocese de Teixeira de Freitas

 
O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística é um leigo que é investido para exercer o ministério por um período de 2 anos e meio, tendo como função principal levar a Comunhão para os Enfermos. Ainda, quando necessário, auxiliar o sacerdote na Santa Missa na distribuição da Comunhão e cuidar dos objetos sagrados.
 
O candidato a M.E.S.C.E. é escolhido através dos coordenadores paroquiais dos Ministros e pelos sacerdotes. Antes de receber a investidura, normalmente realizada no final do ano em cada paróquia, os candidatos passam por 5 formações, sendo 4 paroquiais e a última diocesana.

LITURGIA DIÁRIA