Dom Leomar: “a grande preocupação é formar discípulos e não adeptos do cristianismo”

A entrevista coletiva desta quinta-feira, dia 27 de abril, segundo dia da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Antônio Brustolin, que falou aos jornalistas do tema central do encontro do episcopado. Para o bispo, a questão da iniciação à vida cristã é abordada porque, no fundo, está a preocupação da Igreja no Brasil com a transmissão da fé às novas gerações.

“A grande preocupação é em formar discípulos e não apenas adeptos do cristianismo”, afirmou dom Leomar Brustolin.

Para isso, segundo o bispo, é preciso o uso da linguagem direta e acessível tendo em vista uma mudança de prática, uma “renovação paroquial”, ressaltou dom Leomar. “Eu falo renovação paroquial porque alguém poderia pensar que o tema dessa assembleia seria apenas uma reforma da catequese. Não é! Na verdade, é uma conversão pastoral de toda a comunidade para acolher, inserir e comprometer os novos cristãos”, destacou.

Dom Joel Portella “Aparecida assume que os mecanismos e métodos tradicionais de transmissão da fé já não funcionam”

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez a opção de retomar na 55ª Assembleia Geral o significado dos 10 anos de aniversário de realização da 5ª Conferência Episcopal Latino Americana e Caribenha, realizada de 13 a 30 de maio de 2007, em Aparecida (SP), da qual participaram 16 bispos brasileiros e o Papa Bento XVI.

Na Coletiva de Imprensa, realizada na tarde do dia 27 de abril, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Joel Portella Amado, ajudou a retomar esta trajetória, destacando que a 5ª Conferência proclamou a missão como eixo central da Igreja e convidou a Igreja a formar discípulos missionários e partir do encontro pessoal com Jesus Cristo. Antes da Conferência de Aparecida, para o bispo, a Igreja supunha que Jesus Cristo estava sendo conhecido. Para Aparecida, disse o bispo, a questão central é a da transmissão da fé, que se liga com o tema central da 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.

 Fonte: CNBB Nacional
33496793243_5d48a12770_z-1200x762_c

LITURGIA DIÁRIA