DSCN6121Realizada a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral da Arquidiocese de Aracaju, durante todo dia da última sexta, 27 de novembro, no auditório de Seminário Maior, com as presenças do Arcebispo Dom José Palmeira Lessa; do Arcebispo Coadjutor Dom João Costa; do Pró- Vigário Geral, Pe. Manoel Barbosa, dos Vigários Episcopais, padres, representantes dos Movimentos, comunidades, Pastorais, Congregações Religiosas e três representantes das paróquias.

No primeiro momento, o Arcebispo Coadjutor participou da mesa que fez a explanação sobre as urgências e perspectivas de ação da Igreja. Falou da Igreja como estado permanente de missão, Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, Igreja comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos. Em cada tópico, Dom João apresentava algumas perspectivas de ação.

Dom João ressaltou que os cristãos devem ter um protagonismo mais ativo para contribuir com a nova evangelização e com a melhoria da vida plena de todos. “O sofrimento e a dor de tantos irmãos nossos, privados da vida por causa de uma sociedade e uma ordem econômica que vai destruindo cada vez mais os valores, esta ordem tem que mudar e para isso nada melhor de que nós mesmos, cristãos, sermos protagonistas dessa mudança tomando como base os valores que Cristo nos ensinou.”, pontuou o bispo.

Ao final da assembleia, o Arcebispo Dom José Palmeira Lessa agradeceu o envolvimento de muitos que participaram da organização do evento e a todos que se fizeram presentes e informou que a intenção era realizar um plano para quatro anos, mas como estas apenas a um não da sua renúncia preferiu deixar que o novo bispo possa conduzir o novo plano.  “Que a graça e o amor abundante do Pai nos conduzam e derrame suas graças sobre todos que participaram desta assembleia para que as decisões sejam, de fato, para a edificação da nossa Igreja”, acrescentou Dom José Lessa.

Foram apresentadas sugestões para a celebração do Ano da Misericórdia, que será lançado pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro, que sairão em um documento que será finalizado pela comissão da Assembleia junto com as sugestões dos participantes, que na parte da tarde foram divididos em subgrupos para apresentarem suas sugestões e visão que têm da igreja.
Confira algumas fotos do encontro:


Fonte: Arquidiocese de Aracaju

LITURGIA DIÁRIA