Ao longo de toda esta semana, a Igreja vivencia a Semana Santa, recordando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Na Arquidiocese de Salvador, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e os bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Marco Eugênio Galrão, Dom Estevam dos Santos Silva Filho e Dom Hélio Pereira dos Santos presidem celebrações. Confira as programações:
A Quarta-feira Santa (12) é marcada pelo encontro simbólico das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Bom Jesus dos Passos. Neste dia, Dom Murilo presidirá a Missa na igreja da Ajuda (Centro Histórico), às 12h30. Logo após a Celebração Eucarística, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos será conduzida até a igreja de São Domingos, onde se encontrará com a imagem de Nossa Senhora das Dores. A procissão percorrerá algumas ruas do Centro Histórico e as duas imagens serão levadas de volta para a igreja da Ajuda.
Às 15h deste mesmo dia, Dom Estevam conduzirá a Via Sacra, relembrando os passos de Jesus no caminho até o calvário pelos corredores do Hospital São Rafael. A partir das 19h30 os fiéis participam da Procissão do Encontro, ao lado de Dom Hélio, no Recôncavo Baiano, saindo da matriz da paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cruz das Almas.
Já no dia 13, Quinta-feira Santa, Dom Murilo presidirá a Missa da Renovação das Promessas Sacerdotais, às 8h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira (Garcia). A Celebração Eucarística será concelebrada pelos bispos auxiliares, por padres e diáconos da Arquidiocese.
À noite, às 18h, Dom Murilo presidirá a Missa da Ceia do Senhor na igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus). Dom Marco também celebrará a Missa da Ceia do Senhor, às 17h, na capela do colégio Maristas (Patamares), e às 19h na matriz da paróquia Nossa Senhora do Carmo (Sete de Abril).
Na Sexta-feira da Paixão (14) Dom Murilo presidirá a Liturgia da Paixão, a partir das 15h, na igreja Nossa Senhora do Carmo (Centro Histórico). Logo após, os fiéis sairão em procissão, carregando as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, relembrando os últimos passos de Jesus no caminho até o calvário.
A Liturgia da Paixão também será presidida por Dom Marco na paróquia Nossa Senhora do Carmo (Sete de Abril), às 15h, e na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Alto do Peru), às 18h. Já na matriz da paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cruz das Almas), Dom Hélio presidirá a celebração às 15h.
No Sábado Santo (15), Dom Murilo preside a Vigília Pascal, que terá início às 19h, na igreja São Pedro dos Clérigos. Dom Marco presidirá a vigília às 18h na matriz da paróquia Nossa Senhora do Carmo e às 21h na matriz da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Em Cruz das Almas a vigília terá início às 20h, sob a presidência de Dom Hélio.
Para celebrar a Ressurreição do Senhor, Dom Murilo presidirá a Missa no Domingo de Páscoa (16), às 10h, também na igreja São Pedro dos Clérigos. Dom Hélio celebrará na paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, às 8h, e Dom Marco na paróquia Nossa Senhora do Carmo, às 18h.
Fonte: Arquidiocese Salvador
Fotos: André Machado

LITURGIA DIÁRIA